Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Heber José de-
dc.contributor.authorOliveira, Raffaella Nogueira Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2019-09-09T20:04:16Z-
dc.date.available2019-09-09T20:04:16Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raffaella Nogueira Cavalcanti de. Gestão de crédito e cobrança: estudo de caso em uma indústria de águas minerais. 2006. 62 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45614-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCréditopt_BR
dc.subjectVendaspt_BR
dc.subjectAnalise de créditopt_BR
dc.titleGestão de crédito e cobrança: estudo de caso em uma indústria de águas mineraispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo discutir a importância da gestão de crédito e cobrança dentro das organizações. As vendas a prazo representam uma significativa parcela das receitas de qualquer instituição. Reduzir o percentual de inadimplência sem interferir no crescimento das vendas tem sido o grande desafio financeiro das empresas a fim de equilibrar as receitas e despesas. Daí a importância de se entender e aplicar conceitos e ferramentas de análise de crédito, bem como entender o trabalho de recuperação dos créditos não recebidos. Para contextualizar os tópicos citados com o mundo empresarial foi realizado um estudo de caso numa grande envasadora de águas minerais. A partir desse estudo percebeu-se o ganho em desempenho financeira da empresa, com a adoção de ferramentas de análise de crédito, a formalização da política de crédito e cobrança bem como o investimento em sistemas de informações. A organização em estudo demonstrou que é possível se melhorar os índices de recebimento de créditos e alavancar o crescimento das vendas com a implementação de técnicas de análise e gerenciamento de crédito. Impõe-se ressaltar nesse estudo a idéia de que mais importante que a quantidade de créditos a receber é a qualidade do crédito concedido, pois é essa quem determina o sucesso das Contas a Receber de qualquer instituição.pt_BR
Aparece nas coleções:EEGE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_rncoliveira.pdf215,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.