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dc.contributor.authorSilva, Paula Tárcia Fonteles-
dc.date.accessioned2019-09-06T11:34:26Z-
dc.date.available2019-09-06T11:34:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Paula Tárcia Fonteles. Mutação antropológica e dimensão estética no espaço social: o diagnóstico de Pier Paolo Pasolini. In: CARVALHO, Marcelo; GUIMARÃES, Bruno. Paula Tárcia Fonteles (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 166-173. Tema: Estética e Arte.pt_BR
dc.identifier.issn978 85 88072 19 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45503-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANFOPpt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleMutação antropológica e dimensão estética no espaço social: o diagnóstico de Pier Paolo Pasolinipt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente proposta de comunicação objetiva abordar na obra de Pier Paolo Pasolini (1922-1975) o último período de sua produção, ou seja, o do intelectual corsário, tendo como base os seus escritos e filmes. Em tais obras, Pasolini identifica, na forma de um diagnóstico, alguns sintomas que afetaram cotidianamente os indivíduos nas suas disposições e faculdades, em virtude da mutação antropológica decorrente do avanço tecnológico no neocapitalismo, ou seja, do processo de modernização da Itália no final da década de 60’. Entre esses sintomas destacam-se a crise do sentido, a inexpressividade, o conformismo, a agressividade, o mimetismo, a nova delinquência e diversas degenerescências do corpo e da individualidade algo que pôs em risco o estatuto e a integralidade antropológica. Pasolini identificou essas transformações decorrentes de tal mutação antropológica no âmbito do espaço social, e interpretou o cotidiano dos indivíduos com base em certos elementos antropológicos, estéticos, éticos e políticos. Era preciso compreender aquilo que afetou o modo de vida anterior, após a presença dos novos estilos de vida oriundos de tal modernização: nos sentidos, nos corpos, na fala, nos comportamentos, nos liames sociais e relações comunitárias. Restava apenas a ruína de valores e sentidos sociais, produzidas por essa mutação antropológica.pt_BR
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