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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Denize de Melo-
dc.contributor.authorAlves, Liduína Lopes-
dc.contributor.authorTahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira-
dc.contributor.authorMarinho, Gabrielle Silva-
dc.contributor.authorNascimento, Sumara Frota do-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:54:25Z-
dc.date.available2019-09-05T14:54:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Denize de Melo et al. Avaliação da gestão em escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45448-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectModelos de gestãopt_BR
dc.titleAvaliação da gestão em escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho visou avaliar a gestão empreendida em escolas da rede pública municipal de Fortaleza, Ceará, com base no Modelo de Gestão Pública e Desburocratização. Os constructos teóricos que embasam a avaliação institucional foram fonte para a extração de subsídios que fomentassem um estudo acerca da prática da gestão escolar, bem como de estratégias de aprimoramento adotadas pelas escolas nessa construção. A pesquisa, de natureza aplicada assentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho exploratório quanto ao objetivo geral, desenvolvida segundo a proposta de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), constituiu-se de um espaço metodológico quadripolar: epistemológico, teórico, morfológico e técnico. No polo epistemológico, observou-se a discussão necessária embasada nos pressupostos filosóficos que permeiam o objeto em análise. Para articular a discussão atinente às bases sedimentares da gestão escolar, utilizou-se a óptica da sociologia compreensiva evidenciada por Max Weber. No polo teórico, evidenciou-se a construção dos conceitos inerentes às funções da gestão educacional e à própria organização do espaço escolar como agente na promoção das aprendizagens dos envolvidos nesse processo. No polo morfológico, adotou-se uma síntese dos modelos de avaliação educacional com o intuito de compreender os constructos que embasam a gestão educacional. No referido polo, estruturaram-se a discussão sobre o Modelo de Gestão Pública e Desburocratização e as possibilidades de sedimentação para uma gestão sistematizada com base na excelência. Objetivando auxiliar essa construção, tais proposições de estudo foram complementadas pelas contribuições do modelo de avaliação estrutural-sistêmica proposto por Lima (2008), a fim de realizar o mapeamento das estruturas presentes no processo de investigação da gestão adotada nas escolas da rede municipal de Fortaleza com base nos critérios do Modelo de Gestão Pública e Desburocratização. No polo técnico, por fim, contemplapt_BR
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