Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAraújo, Ana Cláudia Uchôa-
dc.contributor.authorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:51:49Z-
dc.date.available2019-09-05T14:51:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 159-183.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-0661-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFCEpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessor normalistapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleUma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalistapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aborda a formação docente feminina, no período de 2007 a 2012, notadamente na Educação a Distância, partindo da perspectiva de professoras tutoras a distância, em comparação com a vivenciada no período de 1920, numa perspectiva genealógica, partindo da literatura e do aporte legal norteadores da temática, baseando-se em Olinda (2005), Alves (2009), Cavalcante (2000), entre outros. É um trabalho oriundo da pesquisa que desenvolvemos no Doutorado em Educação Brasileira, na Linha de História da Educação Comparada, no Eixo de Família, Sexualidade e Educação, sendo um texto que contém uma base empírica, ao mesmo tempo, documental e bibliográfica, em que procuramos abordar a genealogia e a sua relação com o Magistério, bem como o papel da mulher na docência, em perspectiva contextual, no período de 2007 a 2012, e na década de 1920. Através deste estudo, conclui-se que normalistas e professoras tutoras, embora situadas em épocas diferentes e utilizando suportes de ensino e aprendizagem que, em parte, se diferem, se irmanam na condição de docentes, no tocante ao exercício do cuidar, do zelar, que emprestam à dimensão da ensinagem.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_capliv_accaraújophcholanda.pdf15,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.