Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ana Cláudia Uchôa | - |
dc.contributor.author | Holanda, Patrícia Helena Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T14:51:49Z | - |
dc.date.available | 2019-09-05T14:51:49Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 159-183. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-420-0661-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFCE | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor normalista | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo aborda a formação docente feminina, no período de 2007 a 2012, notadamente na Educação a Distância, partindo da perspectiva de professoras tutoras a distância, em comparação com a vivenciada no período de 1920, numa perspectiva genealógica, partindo da literatura e do aporte legal norteadores da temática, baseando-se em Olinda (2005), Alves (2009), Cavalcante (2000), entre outros. É um trabalho oriundo da pesquisa que desenvolvemos no Doutorado em Educação Brasileira, na Linha de História da Educação Comparada, no Eixo de Família, Sexualidade e Educação, sendo um texto que contém uma base empírica, ao mesmo tempo, documental e bibliográfica, em que procuramos abordar a genealogia e a sua relação com o Magistério, bem como o papel da mulher na docência, em perspectiva contextual, no período de 2007 a 2012, e na década de 1920. Através deste estudo, conclui-se que normalistas e professoras tutoras, embora situadas em épocas diferentes e utilizando suportes de ensino e aprendizagem que, em parte, se diferem, se irmanam na condição de docentes, no tocante ao exercício do cuidar, do zelar, que emprestam à dimensão da ensinagem. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_accaraújophcholanda.pdf | 15,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.