Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45393
Tipo: TCC
Título: Influência da ayahuasca na resolução de problemas por uma nova cadeia de respostas
Autor(es): Araújo, Sofia Azevêdo de
Orientador: Tatmatsu, Daniely Brito Ildegardes
Palavras-chave: Resolução de problemas;Ayahuasca;Recombinação de repertórios;Encadeamento de respostas
Data do documento: 2019
Citação: DE ARAÚJO, Sofia Azevêdo. Influência da ayahuasca na resolução de problemas por uma nova cadeia de respostas. 2019. 40 f. –TCC (Monografia)- Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Curso de Psicologia, Fortaleza (CE),2019.
Resumo: A resolução de problemas por uma nova cadeia de respostas ocorre quando, diante de uma situação problema, é emitida uma nova resposta resultante do encadeamento de duas ou mais respostas previamente aprendidas de forma independente. O presente estudo avaliou a influência da ayahuasca nesse processo em 12 ratos machos da linhagem wistar divididos em 3 grupos (n=4/cada): uso crônico, uso agudo e controle. O delineamento foi dividido da seguinte forma: 1) habituação, 2) pré-teste campo aberto, 3) pré-teste resolução, 4) treino das respostas pré-requisito, 5) pós-teste campo aberto, 6) pós-teste resolução. A substância foi administrada via gavagem (2ml/kg) aos animais do grupo crônico da fase 4 à 6, aos animais do grupo agudo nas fases 5 e 6. Os animais do grupo controle ingeriram água. Não houve interferência na resolução de problemas, mas houve na aprendizagem das respostas, que foi mais lenta no grupo crônico. No campo aberto, foi observada uma diminuição da atividade locomotora e exploratória em animais sob efeito da droga.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45393
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_saaraujo.pdf722,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.