Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45350
Tipo: Resumo
Título: Importância da matemática financeira para alunos de ciências contábeis: um estudo de caso com os alunos da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Vasconcelos, Victor Daniel
Marques, Érico Veras
Palavras-chave: Matemática Financeira;Desenvolvimento Pessoal;Desenvolvimento Profissional
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: VASCONCELOS, Victor Daniel; MARQUES, Érico Veras. Importância da matemática financeira para alunos de ciências contábeis: um estudo de caso com os alunos da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A matemática financeira e contabilidade estão interligadas ambas usam dados quantitativos e para o desenvolvimento pessoal e profissional de um estudante de ciências contábeis é interessante que ele saiba usar os conceitos aprendidos na disciplina e que esteja financeiramente educado. Os conhecimentos aprendidos com a matemática financeira poderão ser utilizados nas mais variadas situações na vida acadêmica e profissional, toda vez que você for fazer algum empréstimo ou aplicar seu dinheiro, por exemplo, usará ferramentas aprendidas com ela. O objetivo geral do trabalho é verificar a importância da disciplina de matemática financeira no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Os objetivos específicos são: analisar o comportamento, do ponto de vista financeiro, dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal Ceará e verificar a relevância dos conhecimentos aprendidos com a matemática financeira em situações do cotidiano. Utilizou-se um questionário de 10 questões, que foi respondido por 101 alunos de Ciências Contábeis da UFC, que já tenha cursado a disciplina, para fazer a estatística descritiva da amostra foi usado o programa SPSS 20. Os resultados mostram que 85,1 % das pessoas acham a disciplina essencial para o curso de Contábeis. Os dados mostram que 75,2 % dos alunos dizem que a disciplina ajudou na sua vida pessoal e 64,4 % que ajudaram na sua vida profissional. Por fim, a pesquisa mostra que 79,2 % dos discentes concluíram que suas decisões econômicas melhoraram após ter feito a disciplina.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45350
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_vdvasconcelos.pdf48,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.