Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Francisco José da-
dc.contributor.authorSantiago, Silvany Bastos-
dc.date.accessioned2019-08-30T15:24:01Z-
dc.date.available2019-08-30T15:24:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationROCHA, Francisco José da; SANTIAGO, Silvany Bastos. A compreensão da primeira Lei de Ohm através da proposta metodológica da aprendizagem cooperativa. Revista Docentes, Fortaleza, p.64-74, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2526 2815 (impresso)-
dc.identifier.issn2526 4923 (eletrônico)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45330-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSEDUCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA compreensão da primeira Lei de Ohm através da proposta metodológica da aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo investiga o ensino da Eletrodinâmica através da construção de projetos de circuitos elétricos envolvendo a exploração das relações entre as grandezas tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica através da primeira lei de Ohm. O trabalho objetivou proporcionar aos alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública estadual em Fortaleza, a compreensão da Primeira Lei de Ohm, através dos princípios da proposta metodológica da Aprendizagem Cooperativa. É uma experiência de natureza qualitativa por levantar elementos a partir da constatação pelo pesquisador através da observação. O método adotado no ensino de Física foi o Investigando em Grupo, no qual estudantes trabalharam juntos em grupos heterogêneos para resolver problemas e concluir um projeto pedagógico. Constatou-se a compreensão do tópico de Física estudado, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais pelos alunos. Concluiu-se que o estudo ativo em grupo, realizado de forma cooperativa, elevou o interesse dos alunos para a compreensão dos fenômenos envolvendo a primeira lei de Ohm e que a metodologia aplicada pode ser utilizada em estudos científicos futuros.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_fjrocha.pdf95,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.