Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Tereza Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | Quintela, Natalia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T12:41:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T12:41:47Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Tereza Maria da Silva; QUINTELA, Natalia da Silva. Uso de drogas e seus desafios na educação informal. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 1038-1047. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45302 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prática Cultural | pt_BR |
dc.title | Uso de drogas e seus desafios na educação informal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo objetiva-se relacionar conceitos e definições já existentes do que sejam drogas, como também os conceitos moldados culturalmente pela sociedade. Partindo das concepções de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico através de revisão bibliográfica. A pesquisa parte das implicações históricas e socioculturais que envolvem esse uso. Para isso, nos embasamos nos seguintes questionamentos: que contextos socioculturais favorecem o uso de drogas psicoativas na contemporaneidade? Que situações estão relacionadas esse uso? Que práticas educativas informais e culturais são vivenciadas? Fez-se necessário para o entendimento desse estudo esclarecer o que é educação e suas distinções entre os vários tipos de educações existentes. Tendo em vista o entendimento dos problemas proposto direcionado por abordagens, teorias e conceitos de acordo com as definições do trabalho em quatro momentos: Definições e classificações das drogas segundo sua forma, efeitos, tipos e explicações históricas sobre o percurso as drogas na sociedade; características ligadas ao consumismo e hedonismo, citando os diferentes modos, maneiras e estilos de uso destas substâncias e por fim, levantaremos algumas implicações socioculturais que envolvem a cultura do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas na contemporaneidade. Através dos resultados de discussões percebe-se que se faz necessário a junção da família com a escola, além do apoio do Estado trabalhando com um tripé de combate ao uso de drogas, visto que é no âmbito destas duas instâncias (família e escola) que se encontra o maior contingente de jovens (crianças e adolescentes). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_tmsferreira.pdf | 447,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.