Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45285
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Tássia Fernandes | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T11:01:46Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T11:01:46Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Tássia Fernandes; ANDRADE, Francisco Ari de. Os conceitos de moral e ética e a importância dessa compreensão docente no contexto educacional. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 910-918. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45285 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Moral | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Os conceitos de moral e ética e a importância dessa compreensão docente no contexto educacional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No presente artigo objetivamos apresentar os conceitos dos termos moral e ética, comumente utilizados no contexto educacional e, em especial, no ambiente escolar, e confundidos por professores e profissionais deste ambiente. Pretendemos aclarar esses conceitos, estabelecendo as diferenças entre eles, a fim de facilitar o trabalho pedagógico dos professores que reconhecem a importância de uma educação pautada nas dimensões da ética e da moral, mas que não atentam para sua etimologia. É relevante fazer a diferenciação dos termos aqui mencionados, devido à confusão conceitual que constantemente verificamos, o que interfere na compreensão do professor e, consequentemente, na formação que dispensa a seus alunos. Neste trabalho bibliográfico apresentamos as definições dos dois termos supracitados, assim como as de determinados vocábulos derivados da palavra moral, também, por vezes, utilizados com equívoco, não só por profissionais da educação, mas pela sociedade, de forma mais geral. Temos como base teórica as perspectivas de autores contemporâneos do ramo acadêmico e também professores universitários, como Cortella (2013, 2013a), La Taille (2005; 2006; 2013), Amorim Neto e Rosito (2009), os quais explanam de forma simplificada a diferença entre moral e ética, sem se distanciar da área educacional. Consideramos que este trabalho possa contribuir para sanar possíveis dúvidas referentes à temática aqui abordada, à medida que tece considerações do referido assunto no contexto social e escolar contemporâneo. A escola pode e deve ser local de formação moral e ética, mas para que isso seja possível é necessário, no mínimo, a atenção docente ao significado dos termos que circundam essa formação. | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_tfferreira.pdf | 338,92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.