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Tipo: TCC
Título: Controle da malha de torque com acionamento de velocidade aplicado a uma bancada experimental para ensaio de motores
Autor(es): Sousa, Rafael da Silva de
Orientador: Correia, Wilkley Bezerra
Palavras-chave: Bancada de motores;Perfil de carga;Controle de torque;Controle de velocidade;Controle PI RST;Motor de indução trifásico;Identificação de sistemas;APRBS;PRBS
Data do documento: 2019
Citação: SOUSA, Rafael da Silva de. Controle da malha de torque com acionamento de velocidade aplicado a uma bancada experimental para ensaio de motores. 2019. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma bancada experimental para ensaio de motores e exibe a implementação de uma estratégia de controle digital aplicada à malha de torque de um motor de indução trifásico, o qual tem a velocidade como variável de controle. Através de uma placa de aquisição de dados e um computador com pacote computacional de matemática, é implementado um controlador de torque constante, de forma assíncrona, em cascata com a malha de velocidade do inversor da bancada, o qual é capaz de regenerar energia e devolvê-la à rede elétrica. Se faz necessário identificar o modelo do sistema de velocidade da bancada através de um sinal APRBS. Efetua-se o dimensionamento deste sinal de acordo com o ponto de operação da bancada de testes e de posse do modelo estimado, projeta-se e sintoniza-se um controlador PI seguindo uma estrutura RST. Os resultados da implementação prática são muito semelhantes a aqueles observados em simulação, o que mostra a eficácia do controle aplicado, na emulação de perfis de torque constante de carga. O controlador aqui apresentado é suficientemente robusto em relação a perturbações que, neste trabalho, foram obtidas impondo-se redução na tensão de alimentação do motor em teste.
Abstract: This work presents an experimental motor test bench and exhibits the implementation of a digital control strategy applied to the torque loop of a three-phase induction motor, which has speed as a control variable. Through a data acquisition board and a computer with mathematical computational package, a constant torque controller is implemented, asynchronously, in cascade with the loop speed of the bench inverter, which is capable of regenerate energy and returns it to the power grid. It is necessary to identify the bench speed system model through an APRBS signal. This signal is designed according to the operating point of the test bench and in possession of the estimated model, a PI controller is designed and tuned following an RST structure. The results of the practical implementation are very similar to those observed in simulation, which shows the effectiveness of the applied control on the constant load torque profiles emulation. The controller presented here is sufficiently robust before disturbances which, in this work, were achieved by imposing a supply voltage reduction on the motor under test.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45278
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