Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Rochanna Luane Aires-
dc.contributor.authorFeitoza, Abraão de Matos-
dc.contributor.authorPereira, Lucas Ramos-
dc.contributor.authorMoura, Sabrina Brenda Araújo-
dc.contributor.authorMafezoli, Jair-
dc.date.accessioned2019-08-28T19:50:34Z-
dc.date.available2019-08-28T19:50:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Rochanna Luane Aires; et al. Rodas de debate como instrumento de sondagem: uma experiência no curso de licenciatura em química. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45261-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoda de debatespt_BR
dc.subjectInteração dos discentespt_BR
dc.subjectRedução na evasãopt_BR
dc.titleRodas de debate como instrumento de sondagem: uma experiência no curso de licenciatura em químicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs cursos de licenciatura em todo país sofrem com a desvalorização do magistério e, consequentemente, baixa procura. Preocupada com o grande número de evasão de estudantes, a coordenação do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará (CLQ-UFC) desenvolveu, como forma de interferir neste problema, um projeto intitulado “Implementação da Infraestrutura de Ambientes de Apoio aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química”. Neste projeto disponibilizou uma sala com acesso à internet para que os estudantes pudessem estudar e realizar seus trabalhos, bem como trocar experiências e vivências. Com a criação deste ambiente, os bolsistas desenvolveram um subprojeto que visou proporcionar um momento onde os discentes pudessem discutir assuntos relacionados à evasão, a grade curricular, a infraestrutura e ao mercado de trabalho. A dinâmica sobre o funcionamento das reuniões foi definida pelos estudantes, onde se estabeleceu que estas acontecessem mensalmente, com a duração de três horas e na última segunda-feira de cada mês, sem que houvesse a necessidade de quórum. O tema a ser debatido era divulgado previamente na rede social e nela eram disponibilizados artigos e demais materiais que auxiliavam na mesa-redonda, bem como a ata anterior de cada debate. Pode-se observar que a partir da troca de experiências, das divergências de opiniões e por meio do apoio dos corpos docente e discente na realização do subprojeto houve uma colaboração ativa e consistente dos estudantes nas discussões sobre os novos desafios para o Curso de Licenciatura em Química da UFC. Estes debates estão proporcionando uma maior interação entre os discentes, um amplo conhecimento do curso de Licenciatura em Química e a solidificação da escolha pelo magistério. Estes resultados são importantes para consolidar nos estudantes a certeza quanto a sua correta escolha profissional e motivar a sua permanência no curso.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rlalima.pdf49,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.