Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45261
Type: Resumo
Title: Rodas de debate como instrumento de sondagem: uma experiência no curso de licenciatura em química
Authors: Lima, Rochanna Luane Aires
Feitoza, Abraão de Matos
Pereira, Lucas Ramos
Moura, Sabrina Brenda Araújo
Mafezoli, Jair
Keywords: Roda de debates;Interação dos discentes;Redução na evasão
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: LIMA, Rochanna Luane Aires; et al. Rodas de debate como instrumento de sondagem: uma experiência no curso de licenciatura em química. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: Os cursos de licenciatura em todo país sofrem com a desvalorização do magistério e, consequentemente, baixa procura. Preocupada com o grande número de evasão de estudantes, a coordenação do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará (CLQ-UFC) desenvolveu, como forma de interferir neste problema, um projeto intitulado “Implementação da Infraestrutura de Ambientes de Apoio aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química”. Neste projeto disponibilizou uma sala com acesso à internet para que os estudantes pudessem estudar e realizar seus trabalhos, bem como trocar experiências e vivências. Com a criação deste ambiente, os bolsistas desenvolveram um subprojeto que visou proporcionar um momento onde os discentes pudessem discutir assuntos relacionados à evasão, a grade curricular, a infraestrutura e ao mercado de trabalho. A dinâmica sobre o funcionamento das reuniões foi definida pelos estudantes, onde se estabeleceu que estas acontecessem mensalmente, com a duração de três horas e na última segunda-feira de cada mês, sem que houvesse a necessidade de quórum. O tema a ser debatido era divulgado previamente na rede social e nela eram disponibilizados artigos e demais materiais que auxiliavam na mesa-redonda, bem como a ata anterior de cada debate. Pode-se observar que a partir da troca de experiências, das divergências de opiniões e por meio do apoio dos corpos docente e discente na realização do subprojeto houve uma colaboração ativa e consistente dos estudantes nas discussões sobre os novos desafios para o Curso de Licenciatura em Química da UFC. Estes debates estão proporcionando uma maior interação entre os discentes, um amplo conhecimento do curso de Licenciatura em Química e a solidificação da escolha pelo magistério. Estes resultados são importantes para consolidar nos estudantes a certeza quanto a sua correta escolha profissional e motivar a sua permanência no curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45261
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rlalima.pdf49,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.