Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45251
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leitão, Paulo Rogério Matheus Bonfim | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Carla Ilane Moreira | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Emanuel Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T19:34:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T19:34:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LEITAO, Paulo Rogério Matheus Bonfim; BEZERRA, Carla Ilane Moreira; COUTINHO, Emanuel Ferreira. Uma investigação sobre o formato ideal de aula para o Curso de Sistemas e Mídias Digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45251 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.title | Uma investigação sobre o formato ideal de aula para o Curso de Sistemas e Mídias Digitais | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A tentativa de minimizar a evasão de alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitas (SMD) promoveu a realização de pesquisas semestrais com os alunos do curso, para elencar os principais motivos que poderiam levar esses alunos a se evadir do curso. Em sua 3° edição, um problema que é apontado pelos alunos desde a primeira aplicação da pesquisa, no semestre 2015.1, é a qualidade das aulas e a forma como elas são ministradas pelos professores do curso. A pesquisa de evasão se concentra principalmente em encontrar os problemas do curso que levariam os alunos a evadir. Entretanto ela não propõe soluções ou se aprofunda nos problemas encontrados. Este trabalho tem como objetivo justamente esse ponto: projetar o que seria uma aula mais adequada para o aluno do SMD. Como objetivos secundários pretende-se aprofundar os motivos que estão deixando os alunos desmotivados e em quais áreas do curso as piores aulas estão acontecendo. Para alcançar o resultado desejado, primeiramente será feita uma pesquisa no intuito de conhecer os parâmetros que fazem uma boa aula. Em seguida será realizada uma pesquisa online com os alunos no formato de um questionário utilizando o Google Formulários para tentar identificar mais pontos negativos e positivos das aulas, o que seria necessário para melhorar as aulas e se o problema das aulas é pontual, ou seja, se é específico de alguns professores ou áreas do curso e não generalizado para todos os professores do curso. Esses resultados serão consolidados em formato numérico e gráfico. O resultado dessa pesquisa será entregue para coordenação do curso. Espera-se que os gráficos gerados para visualizar os dados encontrados na pesquisa sejam úteis e que se possa comparar os resultados encontrados com os já identificados pela pesquisa de evasão. Assim, espera-se que a qualidade das aulas melhore. | pt_BR |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_prmbonfimleitao.pdf | 49,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.