Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Eduardo, Nadia Maria Freitas | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Amanda Kelly da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Larissa Batalha Santos da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, John Allyson Andrade | - |
dc.contributor.author | Rezende, Carla Ferreira | - |
dc.contributor.author | Nojosa, Diva Maria Borges | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T18:56:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T18:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | EDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Técnicas visuais | pt_BR |
dc.title | Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_nmfeduardo.pdf | 50,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.