Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEduardo, Nadia Maria Freitas-
dc.contributor.authorRodrigues, Amanda Kelly da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Larissa Batalha Santos da-
dc.contributor.authorOliveira, John Allyson Andrade-
dc.contributor.authorRezende, Carla Ferreira-
dc.contributor.authorNojosa, Diva Maria Borges-
dc.date.accessioned2019-08-28T18:56:19Z-
dc.date.available2019-08-28T18:56:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationEDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnicas de ensinopt_BR
dc.subjectTécnicas visuaispt_BR
dc.titleElaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordadospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_nmfeduardo.pdf50,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.