Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45221
Tipo: Resumo
Título: Aprendizagem cooperativa nas histórias em quadrinhos – um estudo comparativo
Autor(es): Brito, Wendy Honório de
Sales, Arthur Alex Nunes
Sousa, Francisco Igo Albuquerque
Saraiva, João Lucas Quinderé
Vieira, Hermany Rosa
Palavras-chave: História em quadrinhos - HQ;Mangá;Aprendizagem cooperativa
Data do documento: 2016
Citação: BRITO, Wendy Honório de; et al. Aprendizagem cooperativa nas histórias em quadrinhos – um estudo comparativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: O presente artigo visa fazer uma comparação entre as atividades de cartunistas na produção de histórias em quadrinhos e a metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, usados No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Este tem como objetivo mostrar, por meio de uma comparação entre a perspectiva da Aprendizagem Cooperativa e a produção de histórias em quadrinhos, a cooperação existente, desde sua criação até a impressão, mostrando que é possível perceber a presença dos pilares da metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelo PACCE do Programa. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi de revisão bibliográfica, buscando sempre o viés da cooperação, através de documentos, sites e relatos de cartunistas quadrinistas. Para melhor comparação, realizou-se entrevista com um desenhista de quadrinhos. Com os resultados obtidos na pesquisa percebeu-se também, que os cinco pilares da aprendizagem cooperativa são utilizados pela indústria, mesmo sem o embasamento teórico. Além disso, percebeu-se que tais pilares firmaram-se como como uma ferramenta essencial, que ajudam na produção intelectual e artística, tendo como base um grupo heterogêneo e que seu uso é de extrema importância na sociedade atual. Conclui-se então, que o resultado da pesquisa mostrou-se satisfatório. Pode-se concluir também, que existe sim, uso de forma não espontânea de aspectos da aprendizagem cooperativa na produção das histórias em quadrinhos. Por fim, concluiu-se que a produção de uma história em quadrinhos é um processo de extrema cooperação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45221
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_whbrito.pdf50,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.