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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Matheus Edvaldo Alves de-
dc.contributor.authorCarneiro, Celia Maria Braga-
dc.date.accessioned2019-08-28T18:03:35Z-
dc.date.available2019-08-28T18:03:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Matheus Edvaldo Alves de; CARNEIRO, Celia Maria Braga. A retenção escolar na disciplina de monografia, no curso de ciências contábeis, na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45219-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetenção escolarpt_BR
dc.subjectMonografiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA retenção escolar na disciplina de monografia, no curso de ciências contábeis, na Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA retenção escolar corrobora um perfil deficitário na educação superior brasileira acarretando maior gasto público na formação de nível superior. O Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará apresenta elevado grau de retenção da disciplina de Monografia no período de 2011.2 a 2016.1. Portanto, o objetivo geral é identificar os efeitos da retenção escolar na disciplina Monografia, no curso de Ciências Contábeis da UFC. Os objetivos específicos são: 1) Verificar o número de ingressos (2008-2010) e de concludentes de (2012-2014) do curso, 2) Identificar os alunos que são recorrentes em matrículas e não concluem o curso, e 3) Identificar a participação dos professores na orientação e na participação de bancas de Monografia, no período de 2015.2 e 2016.1. Metodologicamente foram utilizados os métodos científicos dedutivo e indutivo, e os de procedimento comparativo e monográfico. A pesquisa é do tipo descritiva e qualitativa. Os delineamentos foram a pesquisa bibliográfica e documental. A técnica de coleta de dados foi a análise de conteúdo. O resultado mostra que, os principais efeitos da retenção foi a aprovação de apenas 38 discentes na disciplina, com reprovação por falta e nota totalizando 91 alunos. O maior índice de reprovação é por nota, destacam-se os semestres de 2015.2 (78) e 2016.1 (77), com 35 alunos retidos. O período de menor retenção foi 2012.1, com 5 alunos e o maior foi 2015.2, com 60. A análise dos ingressos e dos concluintes mostra o efeito inadequado da aglutinação dos diversos tipos de ingresso. Em 2012 e 2013 existe um nível de retenção de 48 e 59 alunos. Em 2016.1 foi constatada uma retenção recorrente de 69 alunos na disciplina. Quanto à orientação constata-se que, em 2015.2 e 2016.1, os alunos estavam sob a orientação de professores efetivos do departamento (96), do total de 98 orientações. Quanto às participações em banca, o resultado foi de 129 participações de professores efetivos e 66 de substitutos.pt_BR
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