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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarra, Tiago Bruno Areal-
dc.contributor.authorChaves, Flávio Muniz-
dc.contributor.authorBrito, Ellis Batista Paiva-
dc.date.accessioned2019-08-28T13:57:54Z-
dc.date.available2019-08-28T13:57:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARRA,Tiago Bruno Areal; CHAVES, Flávio Muniz; BRITO, Ellis Batista Paiva. Formação pedagógica na rua: a LDB e o MNMMR. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 770-778.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45207-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleFormação pedagógica na rua: a LDB e o MNMMRpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente processo investigativo tem como objetivo dialogar sobre o papel formativo do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) do Ceará e a sua relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996), dentro de uma perspectiva sociohistórica. O trabalho justifica-se pela importância formativa (GATTI 1998; MACEDO, 2010), do MNMMR para a garantia de um sistema de direitos à crianças e adolescentes que vivem em situação de rua na cidade de Fortaleza, sendo que tal grupo social atua predominantemente na Comunidade do Lagamar (BARRA, 2015; MNMMR, 1991; OLIVEIRA, 2004; PEDROSA, 1990). Como processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como de cunho qualitativo, utilizando-se para a obtenção coesa dos resultados, uma análise bibliográfica profunda. No contato direto com os educadores sociais que compõem o MNMMR foi usada a observação participante para inserção no lócus, como também, a entrevista semiestruturada permitiu que os mesmos emitissem os seus dizeres sobre o aspecto formativo encontrado nas suas ações cotidianas no grupo. Como resultados, observa-se que as práticas de uma educação social de rua realizada pelo MNMMR são tidas em contextos não formais de ensino, tendo como premissa preparar os sujeitos para as adversidades de seus espaços vivenciais. Os educadores sociais de rua creem em uma formação voltada para a construção dos sujeitos enquanto agentes de transformação social de suas realidades.pt_BR
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