Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45206
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estado, escola e democracia: proposições dos pioneiros da educação nova
Autor(es): Carvalho, Ana Paula Monteiro de
Gomes, Valdemarin Coelho
Palavras-chave: Manifesto;Escola;Educação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CARVALHO, Ana Paula Monteiro de; GOMES, Valdemarin Coelho. Estado, escola e democracia: proposições dos pioneiros da educação nova. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 760-769.
Resumo: A presente comunicação afirma como objetivo recuperar aspectos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, que tratam da dimensão política da educação em geral, e da educação pública, em particular, como ferramenta para transformações sociais, destacando a missão de construir uma sociedade democrática tendo a escola como núcleo de tal projeto. Os Pioneiros representaram a junção das forças intelectuais progressistas do seu tempo, propondo um modelo de escola, a “Escola Única”, formadora de uma nova sociedade a partir do conhecimento científico, um tipo de “iluminismo” brasileiro, que levaria esclarecimento às zonas escuras da exclusão e do atraso. Centravam tal proposição na ação efetiva do Estado no que se refere à oferta, acesso e garantia de qualidade desta nova escola, estando esta voltada para a dimensão política, no sentido da compreensão dos problemas brasileiros e construção da práxis necessária para as suas resoluções, ainda que no limite dos parâmetros burgueses. A análise do documento se fez a partir da leitura imanente do Manifesto, articulado ao seu contexto histórico, discutindo algumas de suas determinações e contradições. O caráter progressista, para a época, das proposições dos Pioneiros foi um dos elementos conclusivos do exame feito sobre o Manifesto. Outro ponto a ser destacado é sua vinculação com a ascensão da classe burguesa no Brasil, para a qual a escola representava um locus importante de formação da nova cidadania.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45206
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_apmcarvalho.pdf353,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.