Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45184
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Jefferson Falcão | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T17:23:35Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T17:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Jefferson Falcão. Duas décadas de Educação de Jovens e Adultos como modalidade da educação básica: a docência em questão. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 687-697. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45184 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Duas décadas de Educação de Jovens e Adultos como modalidade da educação básica: a docência em questão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A profissão de professor no Brasil, ao longo de sua história, enfrenta dificuldades no sentido de ser valorizada e respeitada pelo Poder Público e pela sociedade. E o que falar do professor da Educação de Jovens e Adultos? Ora, antes da LDB vigente (Lei nº. 9.394/96) esta modalidade de ensino era considerada suplência, ou seja, complementação dos estudos não concluídos. Este descaso nacional pode ser entendido ou explicado à medida que nos debruçamos nos descaminhos e desencontros da formação histórica do povo brasileiro. Este artigo destaca a evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos e o seu professor, sem a pretensão de exaustividade, no contexto de criação e promulgação da LDB 9394/96 por meio de pesquisa documental dos principais marcos legais que constituem o discurso oficial em âmbito internacional, nacional e local. O objetivo é apresentarmos os vinte anos da EJA como modalidade de ensino da Educação Básica e a implicação de tal fato na formação inicial e continuada dos professores que atuam nessa modalidade educativa. Fica evidente a importância da LDB 9394/96 para a formação docente na EJA, contudo é preciso, que haja um trabalho de valorização da racionalidade dos educadores de jovens e adultos, de modo que as ações de formação para professores nesta área não fiquem apenas na intenção legal. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jfsales.pdf | 362,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.