Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45166
Tipo: Artigo de Evento
Título : O progresso do Crato a partir da criação de sua diocese
Autor : Costa, Francisco Joel Magalhães da
Vasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula
Palabras clave : Progresso;Educação;Dioceses
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : COSTA, Francisco Joel Magalhães da; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula. O progresso do Crato a partir da criação de sua diocese. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 495-503.
Resumen en portugués brasileño: Nossa pretensão com o presente trabalho é compreender como se deu o progresso do Crato, a partir da criação de sua Diocese e a ação do seu primeiro bispo, Dom Quintino. O espaço desta pesquisa é a região do Cariri, em especial, a cidade do Crato, sede da diocese criada na região do Cariri, situada ao sul do Estado do Ceará, dentro de uma dinâmica histórica, política, social e cultural que evoluiu, a partir da concepção de um projeto de educação, marcado pela participação política e educacional da Igreja. Este estudo foi produzido, a partir de uma pesquisa bibliográfica embasada teoricamente por Le Goff (1990); Bárbara Tuchman (1991); Elias (1994), e outros autores: Pinheiro (2009); Parente (2000) e Azzi (1977), cujas obras apresentam dentro de um contexto regionalizado, estudos pertinentes ao tema desenvolvido neste trabalho.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45166
ISSN : 2447 2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_fjmcosta.pdf347,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.