Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Vinicius Castelo de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Adrielle | - |
dc.contributor.author | Aragão, Lucelia Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T14:47:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T14:47:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Vinicius Castelo de; CUNHA, Adrielle; ARAGÃO, Lucelia Maria Santos. Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45140 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Acessibidade e interação | pt_BR |
dc.subject | PACCE | pt_BR |
dc.title | Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As atividades de interação são caracterizadas pela colaboração ativa dos seus participantes. No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. A comissão de interação desenvolve diversas atividades como: “Roda de Música”, “Roda de Conversa”, “Jogos de Infância”, “Jogos de Mesa”, entre outros. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da acessibilidade, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes. Com isso o objetivo deste estudo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da acessibilidade, verificando de que forma essas atividades contribuem na vida pessoal e profissional dos participantes. Além disso, buscamos saber a opinião dos bolsistas acerca da existência do "Projeto Acessibilidade" dentro do Programa e quais deficiências eles consideram que deveriam ser mais abordadas nas atividades. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação e Acessibilidade. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os bolsistas participantes das interações. Identificamos que a participação nas interações com a temática da acessibilidade se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema, e após a participação nas atividades adquirem uma bagagem de conhecimento e uma nova visão em relação ao ser diferente, contextualizando assim a interação como agente atitudinal. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_vcsousa.pdf | 48,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.