Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Vinicius Castelo de-
dc.contributor.authorCunha, Adrielle-
dc.contributor.authorAragão, Lucelia Maria Santos-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:47:28Z-
dc.date.available2019-08-26T14:47:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Vinicius Castelo de; CUNHA, Adrielle; ARAGÃO, Lucelia Maria Santos. Interação e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45140-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectAcessibidade e interaçãopt_BR
dc.subjectPACCEpt_BR
dc.titleInteração e aprendizagem cooperativa: a importância das atividades com temática da acessibilidadept_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs atividades de interação são caracterizadas pela colaboração ativa dos seus participantes. No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. A comissão de interação desenvolve diversas atividades como: “Roda de Música”, “Roda de Conversa”, “Jogos de Infância”, “Jogos de Mesa”, entre outros. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da acessibilidade, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes. Com isso o objetivo deste estudo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da acessibilidade, verificando de que forma essas atividades contribuem na vida pessoal e profissional dos participantes. Além disso, buscamos saber a opinião dos bolsistas acerca da existência do "Projeto Acessibilidade" dentro do Programa e quais deficiências eles consideram que deveriam ser mais abordadas nas atividades. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação e Acessibilidade. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os bolsistas participantes das interações. Identificamos que a participação nas interações com a temática da acessibilidade se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema, e após a participação nas atividades adquirem uma bagagem de conhecimento e uma nova visão em relação ao ser diferente, contextualizando assim a interação como agente atitudinal.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_vcsousa.pdf48,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.