Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Thaiana Marcelino-
dc.contributor.authorAbreu, Maria Fayna Oliveira-
dc.contributor.authorVieira, Hermany Rosa-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:42:50Z-
dc.date.available2019-08-26T14:42:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Thaiana Marcelino; ABREU, Maria Fayna Oliveira; VIEIRA, Hermany Rosa. Desenvolvendo a aprendizagem cooperativa no estudo na espiritualidade no processo saúde-doença: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45136-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleDesenvolvendo a aprendizagem cooperativa no estudo na espiritualidade no processo saúde-doença: relato de experiênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA metodologia da aprendizagem cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson objetiva que um coletivo seja protagonista no seu processo de aprendizagem. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) ao adotar tal metodologia tem por objetivo disseminar essa prática no meio acadêmico e diminuir percentual de desistências dos cursos da graduação. A proposta deste artigo é avaliar, num grupo de estudos, se o tema da espiritualidade no processo saúde-doença é de relevância fundamental para capacitar o futuro profissional a considerar os múltiplos fatores que são determinantes na saúde de um indivíduo. Este artigo tem ainda como objetivo descrever o processo de organização de uma célula de aprendizagem cooperativa no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada foi a de análise dos relatos de experiência, de caráter descritivo e qualitativo. Nos encontros de uma célula estudantil para o estudo da espiritualidade no processo saúde-doença, buscou-se sensibilizar os participantes através de estudos de textos e debates. Foram inscritos na célula 3 participantes e realizados 5 encontros abordando, através de dinâmicas, rodas de conversa e estudo de artigos a temática citada. O estudo mostrou a relevância do estudo do tema para que o estudante seja capaz de cooperar com o processo de aprendizado do coletivo que está inserido assim como em sua vida profissional, estando apto a desenvolver as habilidades necessárias para que o objetivo do grupo seja alcançado. Percebeu-se ainda que estudar espiritualidade e sua interferência na saúde populacional é importante para desenvolver a habilidade de considerar, compreender e respeitar os múltiplos fatores determinantes da saúde de um indivíduo.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tmlima.pdf49,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.