Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Sara Castro | - |
dc.contributor.author | Albino, Gutemberg Gregório | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T12:43:23Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T12:43:23Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Sara Castro; ALBINO, Gutemberg Gregório; ANDRADE NETO, Manoel. Por uma vida docente voltada para a formação social e cidadã. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45116 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | ETMFA | pt_BR |
dc.title | Por uma vida docente voltada para a formação social e cidadã | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho em questão visa discorrer sobre as experiências vivenciadas por bolsistas de licenciatura durante atividades formativas, utilizando a metodologia de Aprendizagem Cooperativa. Essa experiência foi possibilitada pelo PRECE – Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, do qual fazemos parte desde março de 2016. O projeto tem por objetivo capacitar alunos das diversas áreas de licenciatura a ministrar aulas utilizando métodos que estimulem a cooperação e a solidariedade entre os discentes. Além disso, pretende estimular nos alunos da rede de educação pública, a autonomia e o protagonismo, visando não somente resultados acadêmicos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e consequentemente uma melhoria no contexto social em que as escolas estão inseridas. Após o período de instrução dos bolsistas, os mesmos farão a aplicação do projeto com alunos do Ensino Médio de escolas públicas, utilizando a técnica ETMFA (Exposição introdutória, Tarefa individual, Meta coletiva, Fechamento e Avaliação individual) sendo esta uma técnica de transição entre a metodologia tradicional e a aprendizagem cooperativa. É esperado que, durante a execução, no espaço do projeto, os 10 bolsistas vivenciem a experiência docente, bem como, os 168 estudantes tenham um espaço extraescolar de construção de conhecimentos para o ENEM e de aprendizados voltados para a formação social e cidadã. Tendo em vista os resultados esperados, é notável não só a importância do projeto, mas a importância de discutir e atualizar o modelo educacional levando sempre em consideração o tipo de pessoa que queremos formar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_sclima.pdf | 48,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.