Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Sara Castro-
dc.contributor.authorAlbino, Gutemberg Gregório-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-08-26T12:43:23Z-
dc.date.available2019-08-26T12:43:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Sara Castro; ALBINO, Gutemberg Gregório; ANDRADE NETO, Manoel. Por uma vida docente voltada para a formação social e cidadã. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45116-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectETMFApt_BR
dc.titlePor uma vida docente voltada para a formação social e cidadãpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho em questão visa discorrer sobre as experiências vivenciadas por bolsistas de licenciatura durante atividades formativas, utilizando a metodologia de Aprendizagem Cooperativa. Essa experiência foi possibilitada pelo PRECE – Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, do qual fazemos parte desde março de 2016. O projeto tem por objetivo capacitar alunos das diversas áreas de licenciatura a ministrar aulas utilizando métodos que estimulem a cooperação e a solidariedade entre os discentes. Além disso, pretende estimular nos alunos da rede de educação pública, a autonomia e o protagonismo, visando não somente resultados acadêmicos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e consequentemente uma melhoria no contexto social em que as escolas estão inseridas. Após o período de instrução dos bolsistas, os mesmos farão a aplicação do projeto com alunos do Ensino Médio de escolas públicas, utilizando a técnica ETMFA (Exposição introdutória, Tarefa individual, Meta coletiva, Fechamento e Avaliação individual) sendo esta uma técnica de transição entre a metodologia tradicional e a aprendizagem cooperativa. É esperado que, durante a execução, no espaço do projeto, os 10 bolsistas vivenciem a experiência docente, bem como, os 168 estudantes tenham um espaço extraescolar de construção de conhecimentos para o ENEM e de aprendizados voltados para a formação social e cidadã. Tendo em vista os resultados esperados, é notável não só a importância do projeto, mas a importância de discutir e atualizar o modelo educacional levando sempre em consideração o tipo de pessoa que queremos formar.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_sclima.pdf48,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.