Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Cezar Amario Honorato de-
dc.contributor.authorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.date.accessioned2019-08-26T11:49:12Z-
dc.date.available2019-08-26T11:49:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Cezar Amario Honorato de; GOMES, Valdemarin Coelho. As mudanças conceituais e ideológicas do público e do privado e suas manifestações no atual plano nacional de educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45106-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPúblico e privado.pt_BR
dc.subjectCrise estrutural do capital.pt_BR
dc.subjectPlano nacional de educação.pt_BR
dc.titleAs mudanças conceituais e ideológicas do público e do privado e suas manifestações no atual plano nacional de educação.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Plano Nacional de Educação se expressa como a materialização dos embates históricos entorno da organização do ensino no Brasil, oriundos desde as primeiras décadas do século passado, cujos agentes destacados foram os Pioneiros da Educação Nova, o grupo dos educadores católicos e o próprio Estado, cabendo a cada um deles um conjunto de necessidades que, por vezes, se mostravam antagônicas. Na sua forma atual, o PNE revela alguns dos mesmos elementos contrastantes, agora com o protagonismo de diferentes agentes e interesses. Preservam-se, entretanto, certos conteúdos de continuidade presentes desde o referido período, entre eles: o papel do Estado, a necessidade de ampliação da oferta de educação básica e a dicotomia público versus privado. Este último aspecto torna-se o objeto do corrente estudo, assinalando-se a mudança conceitual e ideológica que acompanhou cada um dos polos ao longo do século XX e início do XXI, sobretudo com a introdução de organizações e sujeitos que passaram a definir os conceitos e ideologias, fazendo-os alcançarem o interior das políticas educacionais e da legislação da área, caso do PNE. Com base nesta compreensão, objetivamos apreender, no interior do atual PNE, os caracteres definidores dos rumos da escola brasileira em direção à educação pública ou privada. Salientamos que nosso estudo se pauta numa perspectiva marxista sobre o complexo educativo, tomando-o na contemporaneidade como parte expressiva do projeto reprodutivo do capital em crise desde os anos de 1970. Desta feita, inserimos o PNE no interior das reformas direcionadas à escola, cuja centralidade recaiu sobre sua capacidade de produzir indivíduos cada vez mais aptos a assumirem as transformações que a economia globalizada fez emergir, associadas ao movimento expansionista do capital.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cahsouza.pdf49,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.