Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45096
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID |
Autor : | Forte, Vanessa de Carvalho Soares, Silvana Mendes Sabino |
Palabras clave : | Educação;Docência |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | FORTE, Vanessa de Carvalho; SOARES, Silvana Mendes Sabino. Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 242-251. |
Resumen en portugués brasileño: | Considerando que a formação docente parte de muitos aspectos, neste trabalho foram abordados os saberes docentes que são mobilizados na experiência dos professores que atuam como coformadores de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo em questão se propõe a investigar que práticas e saberes mobilizados no âmbito do PIBID modificaram o repertório de conhecimento profissional dos Professores Supervisores. Para tanto, integra uma reflexão mais ampla, empreendida no âmbito de investigação apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), em torno do projeto Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. As reflexões buscam sustentação teórica nas proposições de Tardif(2007), Farias(2012) e Therrien(1993). Os dados para análise foram oriundos de 15 entrevistas realizadas com professores atuantes PIBID. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) inserida no campo da pesquisa de caráter qualitativo. A análise das fontes supracitadas revelaram a necessidade de ampliar a discussão sobre a mobilização dos saberes docentes enquanto prática reflexiva. Evidenciaram ainda, a necessidade da busca pelos professores de espaços coletivos entre os pares para que haja a socialização desses saberes a fim de possibilitar a transformação real no contexto da sala de aula |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45096 |
ISSN : | 2447 2085 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_vcforte.pdf | 346,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.