Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maranhão, Ana Larisse do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Barros, Francisca Jamilia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Neidyana Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T19:08:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T19:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MARANHÃO, Ana Larisse do Nascimento; BARROS, Francisca Jamilia Oliveira de; OLIVEIRA, Neidyana Silva. A LDB 9.394/96 ao PNE: PIBID uma perspectiva de formação. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 114-122. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45088 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Eduçação | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | pt_BR |
dc.title | A LDB 9.394/96 ao PNE: PIBID uma perspectiva de formação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A articulação entre teoria e prática nos cursos de formação de profissionais da educação é algo que vem sendo incentivado desde a LDB 9.394/96. Programas vêm sendo criados na tentativa de que desde o inicio de sua formação os educadores possam vivenciar o trabalho docente em contexto real. Dentre esses programas, destacase o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, que surge com o intuito não apenas de permitir experiências docentes, mas que, a partir delas os educadores possam realizar uma reflexão sobre suas próprias práticas. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve discussão sobre o papel do Pibid na formação docente a partir da articulação entre a LDB 9.394/96 e o PNE/2014. Para isso, realizamos uma revisão de literatura sobre formação docente como prática reflexiva e um estudo dos documentos legais ora mencionados. O estudo nos permitiu constatar que o Pibid é importante iniciativa no que concerne a formação docente em todas as suas etapas, tanto inicial como continuada. Consolida-se ainda, como importante instrumento para a efetivação do perfil profissional que se destaca na LDB 9.394/96 e no PNE/2014, um profissional com base teórica e prática articulada capaz de promover práticas educativas que respondam as necessidades da escola pública. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_alnmaranhao.pdf | 341,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.