Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45088
Tipo: Artigo de Evento
Título : A LDB 9.394/96 ao PNE: PIBID uma perspectiva de formação
Autor : Maranhão, Ana Larisse do Nascimento
Barros, Francisca Jamilia Oliveira de
Oliveira, Neidyana Silva de
Palabras clave : Eduçação;Legislação;Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : MARANHÃO, Ana Larisse do Nascimento; BARROS, Francisca Jamilia Oliveira de; OLIVEIRA, Neidyana Silva. A LDB 9.394/96 ao PNE: PIBID uma perspectiva de formação. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 114-122.
Resumen en portugués brasileño: A articulação entre teoria e prática nos cursos de formação de profissionais da educação é algo que vem sendo incentivado desde a LDB 9.394/96. Programas vêm sendo criados na tentativa de que desde o inicio de sua formação os educadores possam vivenciar o trabalho docente em contexto real. Dentre esses programas, destacase o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, que surge com o intuito não apenas de permitir experiências docentes, mas que, a partir delas os educadores possam realizar uma reflexão sobre suas próprias práticas. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve discussão sobre o papel do Pibid na formação docente a partir da articulação entre a LDB 9.394/96 e o PNE/2014. Para isso, realizamos uma revisão de literatura sobre formação docente como prática reflexiva e um estudo dos documentos legais ora mencionados. O estudo nos permitiu constatar que o Pibid é importante iniciativa no que concerne a formação docente em todas as suas etapas, tanto inicial como continuada. Consolida-se ainda, como importante instrumento para a efetivação do perfil profissional que se destaca na LDB 9.394/96 e no PNE/2014, um profissional com base teórica e prática articulada capaz de promover práticas educativas que respondam as necessidades da escola pública.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45088
ISSN : 2447 2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_alnmaranhao.pdf341,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.