Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45066
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Luciana Kellen de Souza | - |
dc.contributor.author | Florencio, Lourdes Rafaella Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T11:58:37Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T11:58:37Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Luciana Kellen de Souza; Florencio, Lourdes Rafaella Santos. Avaliação educacional: percepções históricas sobre o campo de conhecimento. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 68-75. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45066 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Avaliação educacional: percepções históricas sobre o campo de conhecimento | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo desse estudo é o de construir um percurso histórico da Avaliação enquanto campo de conhecimento. As balizas desse escopo assentam-se no entendimento da avaliação enquanto instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca do aperfeiçoamento das experiências do educando no espaço escolar. Nas instituições educacionais, a avaliação traz novos desafios ao educador na contemporaneidade, desafios esses que precisam ser analisados em uma perspectiva histórica. Como metodologia, esse estudo configurou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura. Por modelo de avaliação, entende-se uma concepção, uma perspectiva ou um método de fazer avaliação. Diversos pesquisadores (IMBERNÓN, 1993; MIRAS; SOLÉ; 1995; MONEDERO MOYÁ, 1998; STUFFLEBEAM; SHINKFIELD, 1989) consideram Ralph Tyler (1902-1994) como o patriarca do termo “avaliação educacional”, seguindo essas evidencias, apresenta-se um breve percurso por alguns dos modelos de avaliação que fundamentam a área da avaliação educacional, os quais nos ajudam a ampliar e compreender o conceito ao longo do tempo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_lksgomes.pdf | 333,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.