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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Luciana Kellen de Souza-
dc.contributor.authorFlorencio, Lourdes Rafaella Santos-
dc.date.accessioned2019-08-23T11:58:37Z-
dc.date.available2019-08-23T11:58:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGOMES, Luciana Kellen de Souza; Florencio, Lourdes Rafaella Santos. Avaliação educacional: percepções históricas sobre o campo de conhecimento. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 68-75.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45066-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação educacional: percepções históricas sobre o campo de conhecimentopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desse estudo é o de construir um percurso histórico da Avaliação enquanto campo de conhecimento. As balizas desse escopo assentam-se no entendimento da avaliação enquanto instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca do aperfeiçoamento das experiências do educando no espaço escolar. Nas instituições educacionais, a avaliação traz novos desafios ao educador na contemporaneidade, desafios esses que precisam ser analisados em uma perspectiva histórica. Como metodologia, esse estudo configurou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura. Por modelo de avaliação, entende-se uma concepção, uma perspectiva ou um método de fazer avaliação. Diversos pesquisadores (IMBERNÓN, 1993; MIRAS; SOLÉ; 1995; MONEDERO MOYÁ, 1998; STUFFLEBEAM; SHINKFIELD, 1989) consideram Ralph Tyler (1902-1994) como o patriarca do termo “avaliação educacional”, seguindo essas evidencias, apresenta-se um breve percurso por alguns dos modelos de avaliação que fundamentam a área da avaliação educacional, os quais nos ajudam a ampliar e compreender o conceito ao longo do tempo.pt_BR
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