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dc.contributor.advisorSobrinho, Heliomar Cavati-
dc.contributor.authorFerreira, Raquel Ellen Simões-
dc.date.accessioned2019-08-22T18:16:46Z-
dc.date.available2019-08-22T18:16:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERREIRA, Raquel Ellen Simões. A representação do conhecimento com enfoque nas ferramentas de gerenciamento de linguagens documentárias: uma análise sobre o Tematres 2019. 78f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45034-
dc.description.abstractThe Knowledge Representation, as an interdisciplinary area, has exchanged and persists in exchanging mutual contributions with Information Science, especially regarding the practices, processes and instruments of representation, historically intrinsic to Librarianship. Thus, it is important to show the evolution of such mechanisms under the context of the Digital Age, where the traditional practices of these areas incorporated elements of digital innovations, bringing the need for new studies on this subject. An example of this is the use of digital tools to facilitate these processes. Thus, the present study includes the analysis of the TemaTres tool as an instrument for the creation and administration of Documentary Languages (DLs), from the perspective of the use of the tool by the professional librarian. Therefore, each one of its functionalities was tested in order to evaluate its favorable aspects and its possible applicabilities, besides pointing out its deficit aspects. Therefore, the general objective was to evaluate TemaTres as an alternative for the development of academic and professional activities of Librarianship, related to Documentary Languages. Three thesauri were developed using the methodology of Cervantes (2009) for this study. The results demonstrate that the tool provides practicality in the development and maintenance of DLs, besides covering several possibilities of application. Thus, questions are raised about the main barriers encountered in its use as possible dispersers of potential users. Finally, it is evident the need of Librarianship to use the technological tools created for the development of the activities inherent in their own professional work, whether in undergraduate courses or even in work environments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepresentação do Conhecimentopt_BR
dc.subjectTemaTrespt_BR
dc.subjectLinguagens Documentáriaspt_BR
dc.titleA representação do conhecimento com enfoque nas ferramentas de gerenciamento de linguagens documentárias: uma análise sobre o TemaTrespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Representação do Conhecimento (RC), enquanto área interdisciplinar trocou e persiste trocando contribuições mútuas com a Ciência da Informação, sobretudo no que diz respeito às práticas, processos e instrumentos de representação, intrínsecos historicamente à Biblioteconomia. Dessa forma, torna-se importante evidenciar a evolução de tais mecanismos sob o contexto da Era Digital, onde as práticas tradicionais dessas áreas incorporaram elementos das inovações digitais, trazendo a necessidade de novos estudos acerca dessa temática. Um exemplo disso encontra- se na utilização de ferramentas digitais para facilitação desses processos. Assim, o presente estudo compreende a análise da ferramenta TemaTres enquanto instrumento de criação e administração de Linguagens Documentárias (LDs), sob a perspectiva da utilização da mesma pelo profissional bibliotecário. Para tanto, foram testadas cada uma de suas funcionalidades a fim de se avaliar seus aspectos favoráveis e suas possíveis aplicabilidades, além de apontar seus aspectos deficitários. Portanto, teve-se por objetivo geral avaliar o TemaTres como uma alternativa para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e profissionais da Biblioteconomia, referente às Linguagens Documentárias. Foram utilizados, então, três tesauros desenvolvidos a partir da metodologia de Cervantes (2009) para realização deste estudo. Os resultados demonstram que a ferramenta fornece praticidade no desenvolvimento e na manutenção de LDs, além de abranger diversas possibilidades de aplicação. Assim, levantam-se questões acerca das principais barreiras encontradas em sua utilização como possíveis dispersoras de potenciais utilizadores. Por fim, evidencia-se a necessidade da Biblioteconomia utilizar-se das ferramentas tecnológicas criadas para o desenvolvimento das atividades inerentes ao seu próprio fazer profissional, seja dentro dos cursos de graduação ou mesmo nos ambientes de trabalho.pt_BR
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