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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45031
Tipo: | TCC |
Título: | Reconhecimento de peças do jogo Progster utilizando aprendizado profundo |
Autor(es): | Silva, Arthur Antunes Nogueira da |
Orientador: | Souza, Criston Pereira de |
Coorientador: | Torres, Pedro Henrique Lopes |
Palavras-chave: | Aprendizagem profunda;Visão computacional;Jogos de tabuleiro |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA, Arthur Antunes Nogueira da. Reconhecimento de peças do jogo Progster utilizando aprendizado profundo. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma nova abordagem em um dos processos do jogo Progster, fazendo a utilização de Aprendizagem Profunda para a classificação das regiões de interesse de seu tabuleiro. O objetivo deste trabalho é criar modelos de Aprendizagem Profunda que classificam as regiões de interesse do tabuleiro e possam ser utilizados em uma aplicação que descarta o tabuleiro eletrônico proposto anteriormente, tornando o jogo mais acessível. Para isto, foram utilizadas técnicas de Visão Computacional na etapa de criação e coleta de dados das regiões de interesse do tabuleiro. A partir dos dados coletados, foram aplicadas técnicas de Aprendizagem Profunda para classificar cada região de interesse do tabuleiro. Os resultados mostraram que no melhor cenário de experimentação a acurácia da classificação chegou a 99,37%, evidenciando a atual eficácia dos métodos de Aprendizagem Profunda em problemas de classificação de imagem |
Abstract: | This work proposes a new approach in one of the processes of the game Progster, making the use of Deep Learning to the classification of the regions of interest of its board. The objective of this work is to create Deep Learning models that classify the regions of interest of the board and can be used in an application that discards the previously proposed electronic board, making the game more accessible. For this, we used the techniques of Computational Vision in the stage of creation and data collection of regions of interest of the board. From the data collected, Deep Learning techniques were applied to classify each region of interest of the board. The results showed that in the best experimental scenario the accuracy of the classification reached 99.37 %, evidencing the current effectiveness of the Deep Learning methods in image classification problems. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45031 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
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