Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Paulo Ricardo Sousa de | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T12:50:26Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T12:50:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paulo Ricardo Sousa de; ANDRADE NETO, Manoel. Formando para quê? uma crítica a formação ofertada pelo PRECE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45027 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Indicadores | pt_BR |
dc.title | Formando para quê? uma crítica a formação ofertada pelo PRECE | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), no decorrer do primeiro semestre de 2016, ofereceu várias formações objetivando preparar seus bolsistas para atuarem em escolas através de projetos que estimulem a cooperação. A apresentação submetida objetiva evidenciar o problema da falta de indicadores da aprendizagem a qual interessa ao programa gerar. O escopo abordado será uma formação de 60 horas ofertadas no mês de julho de 2016. O trabalho será realizado a partir de 1. Observações próprias do autor; 2. Material didático utilizado em uma oficina oferecida na formação referida; 3. Cronograma de atividades da formação, bem como 4. Bibliografia abordada pelo próprio programa. A descrição e análise utilizará a metodologia da Árvore de Problemas que é uma representação gráfica da descrição de um problema. A partir deste instrumento o analista identifica um problema central e desdobra-o em causas e consequências. A principal causa do problema analisado é a falta de relação entre teoria e prática e a principal consequência é a impossibilidade de dar feedbacks eficientes. Uma importante conclusão, que articula causas e consequências, é que a ausência de metas práticas gera indicadores que não dizem respeito ao objeto real de aprendizado que se interessa mensurar, no entanto, tem gerado por vezes indicadores que só referem-se a capacidade de realizar metas simplórias, como reprodução de conteúdos superficiais e a capacidade de protocolar etapas em um método burocratizado, possibilitando assim que o bolsista desinteressado entre em uma zona de conforto infértil para o aprendizado e ainda assim possa seguir fazendo crer e acreditando ele próprio que aprendeu a atuar através de projetos que estimulem a cooperação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_prsoliveira.pdf | 48,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.