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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Natalia Pereira da | - |
dc.contributor.author | Souza, Margarida Niégela da Costa | - |
dc.contributor.author | Mota, Juliana Costa | - |
dc.contributor.author | Nunes, Gabriel Marcos Agustinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T12:37:41Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T12:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Natalia Pereira da; et al. A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Crescimento pessoal | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.title | A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é desenvolvido na Universidade Federal do Ceará e tem como intuito diminuir a evasão dos alunos em seus respectivos cursos e promover a interação entre os mesmos. O programa é baseado na proposta dos irmãos Johnson e Johnson (1999) que pode ser definida a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilização pessoal, interação promotora, habilidades sociais e processamento de grupo. O terceiro elemento, que é denominado interação estimuladora, de preferência face a face, parte da ideia de que a interação entre os alunos em prol de um objetivo estabelecido coletivamente gera um maior compromisso pessoal de uns com os outros e, consequentemente, maior chance de sucesso pessoal e grupal (LOPES; SILVA, 2009; COCHITO, 2004). A contação de histórias de vida está diretamente interligada a esse elemento, pois como eles estão em interação constante, seja por conta de atividades voltadas aos estudos ou devido a outras atividades nas quais estão coletivamente engajados há um incentivo para que os estudantes compartilhem as suas histórias de vida como um método para desenvolver a empatia entre eles e fortalecer os vínculos existentes. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos gerados pelas experiências de contar a própria história e ouvir outras, analisando o impacto que isso gera no autoconhecimento e nas relações interpessoais. Para a obtenção dos dados da pesquisa será aplicado um questionário destinado aos articuladores participantes do período de 2016.1. Espera-se que os resultados indiquem o crescimento pessoal positivo, uma vez que ao se preparar para organizar fatos e contar a sua história um tempo é destinado para observar a própria vida, o que geraria autoconhecimento. Ouvir a história do outro e muitas vezes se identificar, observando a forma como essa pessoa lidou com uma situação determinada pode trazer aprendizado e ajudar a desenvolver a empatia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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