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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Nathalya Almeida-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-08-22T12:18:47Z-
dc.date.available2019-08-22T12:18:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Nathalya Almeida; ANDRADE NETO, Manoel Andrade. Grupos de química multiplicadores de aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45017-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectMultiplicação de célulapt_BR
dc.titleGrupos de química multiplicadores de aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo início do semestre, nós bolsistas do PRECE passamos por várias formações, lideradas pela equipe de formadores do programa direcionadas aos pilares da aprendizagem cooperativa, onde estudamos questões como: proatividade, interdependência positiva, vivência de conflitos, dentre outros que foram essenciais para que nos apropriássemos de fato da metodologia e que pudéssemos ser multiplicadores dessa ideia. Meus trabalhos tiveram início na EEEP Eusébio de Queiroz, onde levei a proposta de montar células de estudo de química com a utilização da metodologia da aprendizagem cooperativa. Devido a grande aceitação do projeto por parte dos estudantes e professores, o objetivo inicial de levar a metodologia apenas aos estudantes do curso de química, se estendeu aos alunos de todos os cursos da escola. As turmas escolhidas para participar do projeto foram os primeiros anos para que eles pudessem ser também multiplicadores, durante os próximos 2 anos na escola. Devido à quantidade de estudantes a serem envolvidos no projeto, foi montada uma estratégia de alcance para que todos os alunos das 4 turmas participassem ativamente. A estratégia foi apresentada da seguinte maneira: No 1º mês de atuação na escola, eu trabalharia com a primeira célula de 5 alunos, estudando conteúdos de química com a utilização da metodologia, enquanto no 2º mês, esses estudantes estudariam sem a minha presença, e eu já iniciaria encontros com uma nova célula de 5 alunos da segunda turma. No terceiro mês, a 1º célula que estaria estudando com autonomia, se multiplicaria de forma que cada um dos 5 estudantes formasse uma nova célula dentro de sua sala de aula, enquanto a 2º célula que eu trabalhei passaria a estudar autonomamente e eu já iniciaria a 3º célula com estudantes da terceira turma e assim por diante. Até este momento, os estudantes da 1º célula têm se mostrado bastante motivados e estão se esforçando bastante, para aprender os conteúdos e as técnicas da metodologia, para ajudar seus colegas.pt_BR
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