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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Maria Vanessa Silva-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-08-22T12:17:46Z-
dc.date.available2019-08-22T12:17:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALVES, Maria Vanessa Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectFacilitadorapt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.titleMonitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNum contexto no qual a disciplina de biologia não é dada a devida atenção, tanto pelo estado (falta de professores especializados na área) quanto pelos estudantes, foi pensado em um projeto de monitoria durante as aulas de biologia. Esse projeto tem como objetivos melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina, fazer com que eles tenham participação mais ativa durantes as aulas (especialmente no momento de tirar as dúvidas sobre o assunto explanado), melhorar a compreensão dos alunos sobre matéria, e fazer com que eles desenvolvam uma afinidade pela disciplina de biologia. A metodologia utilizada é aprendizagem cooperativa, que trabalha com divisão de funções, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual, processamento de grupo e habilidades sociais. Essa metodologia busca além da maximização do aprendizado dos estudantes, a formação de cidadãos mais solidários, cooperativos e críticos acerca da realidade que os rodeiam. Partindo disso os resultados alcançados foram notáveis dentre eles estão, o alcance de melhores notas nas avaliações individuais ao final da aula, houve melhora no comportamento das turmas como um todo (quando o projeto teve início algumas turmas eram dispersas e barulhentas, ao longo do projeto isso mudou) além disso os estudantes começaram a participar de maneira mais ativa das aulas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seus objetivos de maneira efetiva e contribuiu para uma educação pública de maior qualidade. Um aditivo, a utilização do processamento de grupo contribui para melhor desempenho dos grupos estudantis, pois esse elemento exercita a capacidade criticar a ideia sem ofender a pessoa, além de dar a oportunidade para os estudantes melhorarem seu comportamento e participação nos seus próximos estudos em grupo.pt_BR
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