Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45014
Tipo: | Resumo |
Título: | Aprendizagem cooperativa na escola pública: desafios e superações |
Autor(es): | Guimarães, Marcus Vinicius Nunes Andrade Neto, Manoel |
Palavras-chave: | Aprendizagem;Física;Escola |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | GUIMARÃES, Marcus Vinicius Nunes; ANDRADE NETO, Manoel. Aprendizagem cooperativa na escola pública: desafios e superações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | O Ceará possui um sistema de ensino problemático. As metodologias tradicionais utilizadas no ensino público não contemplam o perfil dos atuais estudante e isso contribui para a elevação da taxa da evasão escolar e para um baixo aprendizado. Conteúdos de física nas escolas públicas, são frequentemente rejeitados pelos alunos. Isso ocorre devido a não visualização prática dos assuntos teóricos estudados, resultando em aversão aos cursos de ciências exatas, como as engenharias, por exemplo. O Programa de Estimulo à Cooperação na Escola é o principal difusor da aprendizagem cooperativa no Ceará e têm proporcionado formação nessa metodologia à diversos estudantes da UFC. Este resumo tem por objetivo expor o relato de experiência da aplicação da metodologia de aprendizagem cooperativa no ensino público de Fortaleza. Portanto, devido às dificuldades dos alunos no aprendizado de física e a perpetuação dessa dificuldade durante o ensino superior, propôs-se o uso da aprendizagem cooperativa entre os alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni, através de células de estudo de física com assuntos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio. A escola, por sua vez, mostrou-se bastante aceptivel à inovação e ao projeto em questão. Assim, estão sendo utilizados textos impressos e materiais lúdicos que promovam a cooperação, interação promotora e interdependência positiva entre os estudantes. Espera-se, portanto, elevar o interesse dos alunos por assuntos de física e a sua compreensão. Os resultados serão avaliados através de suas notas nas provas de física e simulados de ciências da natureza aplicados na escola. Os alunos têm demonstrado interesse pelas células de estudo, mostrando que a aprendizagem cooperativa funciona como método instigador do conhecimento. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45014 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mvnguimarães.pdf | 48,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.