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Tipo: Resumo
Título: Aprendizagem cooperativa e biologia: novas experiências de metodologia
Autor(es): Rocha, Marilia Silva
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: Células;Biologia;Cooperação
Data do documento: 2016
Citação: ROCHA, Marilia Silva; NETO, Manoel Andrade. Aprendizagem cooperativa e biologia: novas experiências de metodologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: O PRECE (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola) é resultado de uma parceria entre a UFC (Universidade Federal do Ceará) e a SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará), e dedica-se a incentivar a autonomia e o protagonismo estudantil dos jovens da rede pública. Atualmente, o programa desenvolve diversos projetos, como a CASA-C (Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativa). Nesse projeto, graduandos de variados cursos da UFC atuam como facilitadores das células de estudo, onde aprofundam temas relacionados à educação, baseados nos elementos principais da Aprendizagem Cooperativa, juntamente com estudantes provenientes do ensino público e que almejam ingressar na universidade, e assim, mudar positivamente suas realidades de vida. Com esse trabalho, objetiva-se aprofundar os estudos em Biologia através do estudo em células autônomas, utilizando metodologias da aprendizagem cooperativa, proporcionando aos estudantes uma nova metodologia de estudo, mais autônoma e protagonista. Os encontros serão semanais e terão duração estimada em dois meses. As células serão formadas por até cinco integrantes, incluindo o facilitador, o universitário bolsista do PRECE. Durante a vivência, a célula aprofundará os conhecimentos em Biologia e farão uso de livros disponibilizados pelo PRECE, cada membro receberá um exemplar. A partir disso, os estudantes desenvolverão suas habilidades interpessoais e intelectuais a cada encontro em grupo. Portanto, espera-se causar um impacto positivo na vida dos envolvidos, visto que o projeto pode trazer a construção de novos valores, como a interação promotora, além da oportunidade de se trabalhar com grupos heterogêneos. Assim, conclui-se que a principal importância da CASA-C é incentivar a participação dos jovens, tornando-os seres atuantes e responsáveis pela construção dos seus conhecimentos a partir das vivências em células de estudo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45009
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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