Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44977
Tipo: TCC
Título: Metodologia alternativa para o ensino de Física: experimento de baixo custo em Mecânica
Autor(es): Lima, Erison Gadelha de
Orientador: Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Palavras-chave: Ensino de Física;Experimento;Mecânica
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, E. G. Metodologia alternativa para o ensino de Física: experimento de baixo custo em Mecânica. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Os desafios do ensino de física são bastante abrangentes no que tange a esfera estadual e municipal das redes de educação. Alunos do ensino médio consideram a física uma das matérias menos compreendidas e mais complexas das ciências exatas. Com base nos estudos e pesquisas realizadas a respeito do ensino de física no Brasil, observa-se diversos desafios que fazem parte da realidade do ensino, o que tem levado inúmeros pesquisadores e professores a refletir sobre as metodologias de ensino e quais mudanças são necessárias para um ensino de qualidade. Neste trabalho realizamos uma reflexão a respeito das principais dificuldades no ensino de física e destacamos, dentre elas, o uso de experimentos práticos nas aulas de física. Essas dificuldades englobam inúmeros fatores apontados, como falta de estrutura de laboratórios e equipamentos nas escolas, falta de incentivo à capacitação do profissional docente, além da dificuldade de desenvolver planos de aulas incluindo atividades práticas. Consequentemente, devido ao tempo corrido dos professores, acabam reproduzindo aulas básicas e expositivas, com resolução de questões, que são na maioria das vezes do livro didático. Diante dessas dificuldades, e considerando a importância da experimentação no ensino, apresentamos neste trabalho algumas sugestões de experimentos de baixo custo para os conteúdos de mecânica que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula. Além de reflexões pertinentes para o ensino, a utilização de práticas experimentais funciona como métodos auxiliares que facilitam a compreensão dos alunos, tornando os conteúdos menos abstratos e estimulando o interesse pelas ciências físicas por meio de aulas mais dinâmicas e práticas, potencializando a aprendizagem.
Resumen: The challenges of physics teaching are quite broad in what concerns the state and municipal sphere of education networks. High school students regard physics as one of the least understood and complex subjects of the exact sciences. Based on the studies and research carried out regarding the teaching of physics in Brazil, there are several challenges that are part of the reality of teaching, which has led countless researchers and teachers to reflect on teaching methodologies and what changes are needed for quality teaching. In this work we present a reflection about the main difficulties in physics teaching and we highlight among them the use of practical experiments in physics classes. This question, which by many factors pointed out, as the deficience of structure laboratories and equipment in schools, lack of incentive to the qualification of the teaching professional, as well as the difficulty of developing lesson plans including practical activities. These difficulties include a number of factors, such as the lack of structure of laboratories and equipment in schools, lack of incentive to teacher training, and the difficulty of developing lesson plans including practical activities. Consequently, due to the summary time, the teachers end up reproducing basic and expository classes, with resolution of questions, which are mostly from the textbook. Faced with these difficulties, and considering the importance of experimentation in teaching, we present in this paper some suggestions of low cost experiments for the contents of mechanics that can be used by the teacher in the classroom. In addition to reflections pertinent to teaching, the use of experimental practices works as auxiliary methods that facilitate students' understanding, making content less abstract and stimulating interest in the physical sciences through more dynamic and practical classes, enhancing learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44977
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_eglima.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.