Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44967
Tipo: | Resumo |
Título: | Escola popular cooperativa auxiliando na construção do saber |
Autor(es): | Almeida, Milena Kelly da Silva Silva, Rayssa Suellen Feitosa da Almeida, Francisco das Chagas Silva Andrade Neto, Manoel |
Palavras-chave: | EPC;Ensino básico;Aprendizagem cooperativa |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | ALMEIDA, Milena Kelly da Silva et al. Escola popular cooperativa auxiliando na construção do saber. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | A educação pública do Brasil, apesar dos investimentos do setor público na estrutura das escolas e no acesso à educação, ainda é falha. Por esse motivo é comum no nosso país jovens chegarem no ensino secundário com uma precariedade muito grande sobre os conhecimentos básicos. Então, com o intuito de reforçar o ensino básico em alguns municípios no interior do Ceará, foram criadas as Escolas Populares Cooperativas – EPC’s. Nas quais são desenvolvidos projetos socioeducativos usando a Aprendizagem Cooperativa – AC como metodologia. Dentre essas EPC’s há a EPC - Ombreira localizada no município de Pentecoste, onde desenvolvemos o Projeto Estudante Cooperativo – PEC, que surgiu com o intuito de atender o público infantil e jovem da nossa comunidade apoiando e servindo como um incremento na formação acadêmica destes. Anteriormente existiam grupos de estudo somente em Inglês, durante o desenvolvimento desses grupos percebemos a dificuldade dos estudantes em Ler, Escrever e Calcular. Daí inserimos as disciplinas de Português e Matemática no nosso projeto. Por necessidade da comunidade inserimos também a disciplina de Educação Ambiental. Todas as atividades iniciam com a realização do contrato de convivência, após isso eles são divididos em grupos para ler textos e fazer os exercícios de acordo com a disciplina a ser estudada, então o facilitador explica a atividade para os estudantes e estes a desenvolve com a ajuda dos colegas. Por fim ocorre o processamento de grupo, no qual temos um retorno da eficiência da atividade e pensamos formas de como consertar os erros e evita-los nos trabalhos posteriores. Os resultados começam a florescer, pois com o passar do tempo percebemos que eles estão adquirindo competências sociais e ambientais, ou seja, pondo o aprendizado em prática, e o mais importante, os pais relatam que o rendimento escolar de seus filhos melhorou e isso é o que nos motiva a continuar ajudando a comunidade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44967 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mksalmeida.pdf | 49,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.