Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Gerliane Lima de-
dc.contributor.authorCastro, Anderson Luiz Paiva-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-08-21T14:33:12Z-
dc.date.available2019-08-21T14:33:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Gerliane Lima de; CASTRO, Anderson Luiz Paiva; ANDRADE NETO, Manoel. Inovando o estudo da química. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44960-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomia intelectualpt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectEspírito de cooperação e solidariedadept_BR
dc.titleInovando o estudo da químicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO PRECE, hoje chamado de Programa de Estimulo a Cooperação nas Escolas, é um movimento que há mais de vinte anos vem transformando a realidade de muitas pessoas no interior do Ceará através de projetos socioeducacionais. Durante seu percurso o programa atuou de diversas formas, mas com um único objetivo: desenvolver nos estudantes a autonomia intelectual, protagonismo estudantil e o espírito de cooperação e solidariedade. Atualmente o programa tem parceria com a Universidade Federal do Ceará, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará e Secretaria Municipal de Educação e desenvolve um novo viés, que é levar a Aprendizagem Cooperativa para todo o estado do Ceará através de microprojetos desenvolvidos na sede do Benfica, um dos projetos é o grupo de estudo de química, constituído por estudantes do ensino médio e do curso de licenciatura em química que é coordenado por uma pessoa graduada na área. Os encontros vêm acontecendo desde o início do ano e tem por objetivo melhorar o nível de aprendizado nas disciplinas de química além de preparar os graduandos de licenciatura para atuação no mercado de trabalho, com uma nova abordagem educacional. No primeiro semestre de 2016, os bolsistas passaram por um processo de formação, onde os assuntos abordados foram os elementos da AC e temáticas educacionais além de preparação para formarem grupos de estudos. Ao longo dos encontros observou-se que os membros do grupo demostraram melhor desempenho na área de química, desenvolvimentos de habilidades sociais, autonomia intelectual e gerenciamento de conflitos.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mglsousa.pdf47,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.