Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Fabiana Nogueira Holanda-
dc.contributor.authorOliveira, Marya Lima de-
dc.date.accessioned2019-08-21T14:19:42Z-
dc.date.available2019-08-21T14:19:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marya Lima de. Comportamento de consumo sustentável em brechós: uma análise da influência dos fatores socioculturais no processo de decisão de compra. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44956-
dc.description.abstractThe environmental crisis and the need to reduce the use of natural resources have led to a reflection on the exhaustion of raw materials for clothing. Discussions related to sustainability provide the emergence of new consumption trends, generating opportunities for the rise of the thrift market as a response to exacerbated consumerism. In order to do so, we sought to identify the stages of the purchasing decision process of the customers of thrift stores, to recognize who are the main influencers of this process and to indicate how the sociocultural variables influence their choices. This is an exploratory, qualitative research, with data collection performed through in-depth interviews with 7 consumers of thrift stores in the city of Fortaleza - CE. The first stage of this work presents a bibliographic review on the study of sustainable marketing, including the evolution of the concept of marketing, and sustainable consumption. In the sequence, the consumer behavior is discussed, with the description of the decision-making process, in order to identify which external and internal variables exert influence in this process. The results indicate that the need of consumers is related to sustainable practices and lifestyle change and that the cultural factor exerts greater influence, through habits and beliefs in sustainable practices. The contribution of this research comes from the analysis of the behavior of consumption of products in thrift stores by customers that during the purchase consider sustainability as a determining factor for their choices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBrechóspt_BR
dc.titleComportamento de consumo sustentável em brechós: uma análise da influência dos fatores socioculturais no processo de decisão de comprapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA crise ambiental e a necessidade de diminuição quanto ao uso dos recursos naturais vêm proporcionando uma reflexão a respeito do esgotamento de matérias primas destinadas a confecção de roupas. Discussões relacionadas à sustentabilidade proporcionam o surgimento de novas tendências de consumo, gerando oportunidades para a ascensão do mercado de brechós como uma resposta ao consumismo exacerbado. Para tanto, buscou-se identificar as etapas do processo de decisão de compra dos clientes de brechós, reconhecer quem são os principais influenciadores deste processo e apontar de que forma as variáveis socioculturais influenciam suas escolhas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas em profundidade com 7 consumidoras de brechós, na cidade de Fortaleza – CE. A primeira etapa deste trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o estudo do marketing sustentável, compreendendo a evolução do conceito de marketing, e consumo sustentável. Em sequência, aborda-se o tema comportamento do consumidor, com a descrição do processo de tomada de decisão, para enfim identificar quais variáveis externas e internas exercem influência nesse processo. Os resultados indicam que a necessidade das consumidoras está relacionada às práticas sustentáveis e a mudança de estilo de vida e que o fator cultural exerce maior influência, através de hábitos e crenças em práticas sustentáveis. A contribuição desta pesquisa vem da análise do comportamento de consumo de produtos em brechós por clientes que durante a compra consideram a sustentabilidade como fator determinante para suas escolhas.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_mloliveira.pdf877,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.