Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955
Tipo: Artigo de Evento
Título: Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
Autor(es): Braz, Thalis Jordy Gonçalves
Monte, Gabriel de Oliveira
Carvalho, Janice Leal de
Palavras-chave: Televisão - Minisséries;Sociedade;Consumo
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: BRAZ, Thalis Jordy Gonçalves; MONTE, Gabriel de Oliveira; CARVALHO, Janice Leal de. Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.
Resumo: O presente artigo traz uma abordagem sobre o primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror, Nosedive, sob a ótica da sociedade moderna das avaliações e como esta possui o ímpeto de classificar os indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade. O embasamento teórico do artigo apoiou-se em paradigmas utilizados por autores como Anthony Giddens e o conceito modernidade, Guy Debord e a sociedade do espetáculo, Jean Baudrillard e Pierre Bourdieu e a sociedade do consumo e Solomon e o comportamento do consumidor. Através dessa base teórica, a metodologia foi a de um estudo de caso do Uber, aplicativo de corridas particulares, comparando a temática do episódio à forma como os passageiros avaliam os motoristas no sistema do aplicativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_tjgbraz.pdf510,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.