Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942
Tipo: Resumo
Título: Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
Autor(es): Moura, Lucas Macêdo
Viana Júnior, Gerardo Silveira
Palavras-chave: Evasão escolar;Perfil discente;Ensino superior
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MOURA, Lucas Macêdo; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A evasão escolar é um problema a ser enfrentado por todas as IES de maneira a buscar a permanência do estudante. Uma vez que este aluno desiste do curso de graduação, todo o investimento e custos realizados por parte da instituição e do poder público para a sua formação são perdidos. No que condiz ao estudante em graduação de música, diversos fatores podem estar ligados a essas desistências do estudo universitário, tanto do ponto de vista vocacional, como do ponto de vista estrutural como, por exemplo, grade curricular, proposta de curso ou os horários de funcionamento do curso. O presente trabalho teve por objetivo traçar um perfil de três turmas de ingressantes no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará e buscar as correlações da formação educacional prévia destes com as possíveis causas de desistências do curso. O método utilizado envolve abordagens qualitativas e quantitativas, com dados coletados a partir da aplicação de questionários nos primeiros semestres dos anos de 2014, 2015 e 2016. A partir do questionário, foi possível observar qual o nível de identificação dos alunos com o curso através de dois eixos: i) Interesse pela temática, expectativas pessoais; ii) Condições de permanência no curso, tais como dificuldades encontradas com estrutura, problemas algumas com disciplinas teóricas ou práticas. Os resultados mostraram um perfil recorrente entre os estudantes que ingressam no curso tanto em relação ao seu conhecimento musical prévio, quanto à proximidade destes com a profissão. Esses resultados mostraram que os ingressantes buscaram um conhecimento musical prévio, apesar da falta de ensino musical nas escolas que frequentaram. Ainda assim, a maioria dos alunos não tem contato profissional com a música e apontaram como dificuldade questões intrínsecas da formação, como a leitura musical. Esse trabalho mostrou-se importante para que, em um futuro próximo, novas estratégias possam ser concebidas para continuar a diminuir a evasão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44942
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmmoura.pdf49,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.