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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44936
Tipo: | Resumo |
Título: | Uso de mini C-EX associado a scripts na orientação da realização de avaliação prática a partir de consulta simulada com o OSCE |
Autor(es): | Albuquerque, Larissa Martins de Bedê, Pedro Vale Alves, Pablo Araújo Aragão, Luciana Passos |
Palavras-chave: | Mini C-ex;Avaliação;Método de avaliação |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | ALBUQUERQUE, Larissa Martins de; et al. Uso de mini C-EX associado a scripts na orientação da realização de avaliação prática a partir de consulta simulada com o OSCE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A avaliação de habilidades práticas no ensino médico é desafiador e requer clareza para alcançar a uniformidade do processo.O Mini C-ex é um instrumento de avaliação prática utilizado na disciplina de Atenção Básica a Saúde,com a simulação de uma consulta.Cada caso clínico possui um script contendo orientações quanto as informações a serem fornecidas pelos pacientes-atores de acordo com o problema clínico abordado.A situação-problema é dramatizada e a habilidade de anamnese analisada.Objetivos:Descrever o método de avaliação prática utilizando instrumentos como o Mini C-ex e scripts para direcionar os casos.Metodologia:Elaboração de scripts com queixas prevalentes:Epigastralgia,Ansiedade,Lombalgia e Tontura.Os scripts contém informações importantes sobre cada tema,como identificações dos pacientes,sintomas relacionados,presença ou ausência de sinais de alerta e condições de melhora e piora da queixa.O Mini C-ex é um instrumento de avaliação utilizado com objetivo na anamnese do paciente-ator.Resultado:As observações dos monitores e orientadores foram registradas em conjunto no momento seguinte da avaliação.O conteúdo dos scripts de orientação foram fundamentais para a padronização na avaliação dos alunos.Percebe-se a importância de se utilizar o Mini c-ex para analisar a capacidade dos alunos em identificar a queixa principal e antecedentes pessoais e familiares, caracterizando-os de forma.Detectou-se a utilização de perguntas abertas e linguagem adequada na condução da consulta de forma organizada.Conclusão:O script é fundamental para orientar o examinador a transmitir informações importantes do caso para o aluno.O Mini C-ex é um método com boa acurácia para avaliar a postura e condução do aluno na anamnese.Nesse formato,mensurou-se a capacidade do aluno no desenvolvimento do raciocínio clinico a partir de uma queixa do paciente,competência fundamental na formação de alunos capazes de realizar atendimentos médicos de qualidade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44936 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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