Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Larissa Batalha Santos da-
dc.contributor.authorRodrigues, Amanda Kelly da Silva-
dc.contributor.authorCamboim, Thaís Abreu-
dc.contributor.authorOliveira, John Allyson Andrade-
dc.contributor.authorRezende, Carla Ferreira-
dc.contributor.authorNojosa, Diva Maria Borges-
dc.date.accessioned2019-08-21T12:31:19Z-
dc.date.available2019-08-21T12:31:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Batalha Santos da et al. Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44921-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnicas de Ensinopt_BR
dc.subjectSemináriospt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.titleDiscentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordadospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA disciplina de Zoologia Básica, ofertada para Agronomia e Zootecnia, tem por abordagem teórica e prática o ensino da fauna, relacionando-a com as atividades destes cursos. Visando extrapolar o potencial das aulas práticas além da observação passiva de espécimes, foram propostas atividades complementares que levassem à diminuição da evasão na disciplina, que tornasse o aluno o protagonista na construção do seu aprendizado, e despertasse o interesse por assuntos do conteúdo que versem com a realidade de sua profissão. Foram mediados seminários para cada táxon animal dos Cordados, onde os discentes eram estimulados ao uso de criatividade para apresentar o conteúdo, saindo do modelo cartesiano de seminário. Posteriormente foram aplicados questionários para avaliar quantitativamente o impacto quanto ao despertar do interesse pela disciplina devido a atividade e a relevância desta atividade para seu curso; e qualitativamente em relação a predileção dos taxa abordados em textos preteridos e suas razões. Também foram colhidas sugestões que complementassem a atividade que viria a ser aplicada no decorrer da disciplina. Os resultados quanto ao interesse despertado pela disciplina foram: 45% dos discentes da Agronomia e 40,9% da Zootecnia apresentaram-se muito interessados; quanto a considerar a atividade relevante: 37% da Agronomia e 50% da Zootecnia consideraram muito relevante; quanto à preferência por os textos: o texto de “Aves e Bioacumulação” foi apontado como o mais interessante por 22% da Agronomia, enquanto 25,9% da Zootecnia consideraram o texto “Características e importância ecológica dos tubarões” o mais interessante. Ambos argumentaram que seus textos preferidos eram devido a importância ecológica, econômica e interesse pessoal pelo assunto. Dentre as sugestões de melhorias para a atividade foram citadas o uso de fotos, vídeos e dinâmicas. As sugestões foram implementadas e a turma apresentou bons resultados quanto a frequência nas aulas práticas.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lbssilva.pdf50,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.