Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Kildare Lima Braga do-
dc.contributor.authorPenas, Evelyn Cristina de Sousa-
dc.contributor.authorSantos, Nágila Ferreira dos-
dc.contributor.authorOliveira, Susana Kramer de Mesquita-
dc.date.accessioned2019-08-20T18:02:05Z-
dc.date.available2019-08-20T18:02:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Kildare Lima Braga do; et al. Autoduidado: uma proposta de (re)consctrução de vínculos (L´ABRI - Código HF00. 2014. PG. 0126). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44903-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicodramapt_BR
dc.subjectVinculopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleAutoduidado: uma proposta de (re)consctrução de vínculos (L´ABRI - Código HF00. 2014. PG. 0126)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI) tem como eixo principal a temática do “Vínculo e Saúde Mental”, que permeia o modo como se desenvolvem suas funções. A partir disso, uma das atividades que são realizadas dentro do laboratório é o Autocuidado, que tem como objetivo permanente trabalhar os vínculos entre os membros e reduzir a evasão do curso de Psicologia. Na primeira versão do projeto (primeiro semestre de 2015), utilizou-se como metodologia alguns princípios basilares da Aprendizagem Cooperativa, pois a atividade estava vinculada ao Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Apesar desse programa ter como fim a expansão de uma visão mais dinâmica de aprendizado, na qual o aluno desenvolve sua proatividade na construção do conhecimento, buscou-se trabalhar o Autocuidado com essa ferramenta, pois constatou-se que os membros do L’ABRI não se conheciam ou pouco se relacionavam. Na segunda versão do projeto (segundo semestre de 2015), o objetivo foi trabalhar o fortalecimento dos vínculos entre os membros do laboratório, bem como a promoção de uma melhor qualidade de vida e a prevenção de adoecimentos ligados a uma rotina intensa. Percebeu-se que os alunos se sentem sobrecarregados pela grande demanda de atividades do laboratório e pelas exigências da própria grade curricular do curso. Por isso motivou-se a desenvolver o Autocuidado em três temáticas: a) A relação EU e o espaço do L’ABRI; b) Eu comigo mesmo; c) Eu e o Outro. Na terceira versão do projeto (primeiro semestre de 2016) os objetivos têm sido aprimorar a coesão, organização e cumplicidade dos membros, iniciada nas versões anteriores, através de encontros utilizando técnicas de relaxamento, artísticas, lúdicas, e psicodramáticas, bem como, ensinar prática e vivencialmente as referidas técnicas.pt_BR
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_klbnascimento.pdf51,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.