Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44900
Tipo: Resumo
Título : Grupo de estudos de física utilizando a metodologia do projeto CASA-C
Autor : Oliveira, Larissa de Sousa
Andrade Neto, Manoel
Palabras clave : CASA-C;Física;Cooperação
Fecha de publicación : 2016
Citación : OLIVEIRA, Larissa de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Grupo de estudos de física utilizando a metodologia do projeto CASA-C. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: Ao ingressar no ensino médio em uma escola pública do Ceará, muitos estudantes sentem dificuldade em assimilar os conceitos abordados na disciplina Física. Nesse contexto, o desenvolvimento de propostas que incentivem a interação entre os estudantes para que estes possam estudar juntos de forma cooperativa e solidária é de grande importância para amenizar o problema citado. Assim, o presente trabalho busca, primeiramente, apresentar o projeto Célula Autônoma e Solidária de Aprendizagem Cooperativa (CASA-C), desenvolvido por bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida, pretende-se realizar um relato de experiência feito por um participante de um grupo de estudo de Física que utiliza a metodologia adotada no projeto CASA-C. O objetivo geral desse trabalho é a disseminação da metodologia da aprendizagem cooperativa, visando à formação de estudantes cooperativos, solidários e autônomos. Além disso, em específico, busca-se analisar o funcionamento de um grupo de estudos de Física que utiliza a metodologia adotada no projeto CASA-C. Para que esses objetivos possam ser alcançados, os encontros do grupo de estudo serão documentados por meio de fotos e da realização de planos de estudos, que serão, posteriormente, utilizados para a apresentação do relato de experiência. Como resultado, é esperado que haja criação de vínculos entre universitários e alunos da escola pública e aumento no desempenho destes últimos na disciplina Física. Desse modo, se os resultados esperados forem alcançados, verifica-se que a experiência de participar de um grupo de estudos que estimula a interação, a cooperação, a solidariedade e a autonomia intelectual é bastante positiva tanto para a formação de vínculos sociais quanto para a obtenção de conhecimento na área da Física.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44900
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_lsoliveira.pdf48,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.