Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44900
Type: Resumo
Title: Grupo de estudos de física utilizando a metodologia do projeto CASA-C
Authors: Oliveira, Larissa de Sousa
Andrade Neto, Manoel
Keywords: CASA-C;Física;Cooperação
Issue Date: 2016
Citation: OLIVEIRA, Larissa de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Grupo de estudos de física utilizando a metodologia do projeto CASA-C. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: Ao ingressar no ensino médio em uma escola pública do Ceará, muitos estudantes sentem dificuldade em assimilar os conceitos abordados na disciplina Física. Nesse contexto, o desenvolvimento de propostas que incentivem a interação entre os estudantes para que estes possam estudar juntos de forma cooperativa e solidária é de grande importância para amenizar o problema citado. Assim, o presente trabalho busca, primeiramente, apresentar o projeto Célula Autônoma e Solidária de Aprendizagem Cooperativa (CASA-C), desenvolvido por bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida, pretende-se realizar um relato de experiência feito por um participante de um grupo de estudo de Física que utiliza a metodologia adotada no projeto CASA-C. O objetivo geral desse trabalho é a disseminação da metodologia da aprendizagem cooperativa, visando à formação de estudantes cooperativos, solidários e autônomos. Além disso, em específico, busca-se analisar o funcionamento de um grupo de estudos de Física que utiliza a metodologia adotada no projeto CASA-C. Para que esses objetivos possam ser alcançados, os encontros do grupo de estudo serão documentados por meio de fotos e da realização de planos de estudos, que serão, posteriormente, utilizados para a apresentação do relato de experiência. Como resultado, é esperado que haja criação de vínculos entre universitários e alunos da escola pública e aumento no desempenho destes últimos na disciplina Física. Desse modo, se os resultados esperados forem alcançados, verifica-se que a experiência de participar de um grupo de estudos que estimula a interação, a cooperação, a solidariedade e a autonomia intelectual é bastante positiva tanto para a formação de vínculos sociais quanto para a obtenção de conhecimento na área da Física.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44900
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_lsoliveira.pdf48,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.