Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44898
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Lucas de Sousa | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T17:54:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T17:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Lucas de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Estudante cooperativo – estudo em célula de aprendizagem cooperativa de ciências naturais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44898 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Solidariedade | pt_BR |
dc.subject | Resultado | pt_BR |
dc.title | Estudante cooperativo – estudo em célula de aprendizagem cooperativa de ciências naturais | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Visando um meio alternativo e inovador de aprendizagem o Projeto estudante Cooperativo – Ensino de Ciências Naturais 6º e 7º - surge como uma possibilidade de aprender as diversas ciências naturais. Ademais, ao adotar a metodologia de Aprendizagem Cooperativa proporciona aos estudantes uma formação pluralista tanto na formação acadêmica, quanto na formação cidadã. O intuito do projeto é promover o aprendizado dos estudantes; assim também despertar o desejo dos alunos para com o seu próprio aprendizado, bem como o de seus colegas, estabelecendo vínculos, laços de amizade, entre os alunos participantes; preocupando-se também em despertar valores sociais nos estudantes através da cooperação e dos frutos gerados a partir dela.É cabível ressaltar que projeto acontece todos os sábados. Os encontros possuem duração de três horas. As aulas são dispostas por quatro momentos fundamentais: primeiro deles os estudantes estabelecem um contrato de cooperação; seguido pela separação de materiais do conteúdo didático que será o tema da aula; ademais o compartilhamento de ideias com os demais colegas, em seguida o grupo será submetido à uma meta que só poderá ser alcançada coletivamente. Por final é feito um resumo geral, orientado pelo facilitador, este resumo é realizando não arbitrariamente pelo facilitador, este momento é prosseguido de uma avaliação individual. Aos poucos, foi perceptível que a turma foi melhorando seu rendimento em relação às metas coletivas e individuais, também houve a melhoras de relacionamento entre os estudantes, cabe evidenciar que os valores sociais estão sendo incorporados por eles e os vínculos estão sendo estabelecidos. Assim as perspectivas em torno dos resultados são positivas . Dessa forma, há boas repercussões sobre os resultados tão almejados, com base nos objetivos, e os resultados alcançados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lsmoreira.pdf | 48,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.