Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44883
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barreto, Júlia Pereira | - |
dc.contributor.author | Pereira Junior, Leandro da Silva | - |
dc.contributor.author | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T17:03:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T17:03:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Júlia Pereira; PEREIRA JUNIOR, Leandro da Silva; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Laboratório de Leitura, escrita e expressão da UFC: Projeto PRALER-UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44883 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Laboratório de Leitura, escrita e expressão da UFC: Projeto PRALER-UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O PRALER-UFC é um projeto de graduação que funciona no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará com o objetivo de consolidar habilidades de leitura, escrita e expressão oral/corporal indispensáveis às futuras práticas pedagógicas. Espera-se contribuir para uma formação acadêmica de qualidade, criar espaços que reforcem e incentivem o aprendizado de sala de aula, gerar vivências de integração entre veteranos e calouros, diminuindo, portanto, os índices de evasão, além de propiciar uma maior participação dos estudantes em projetos que envolvam atividades intelectuais extra sala de aula. Embora tenha como público-alvo os licenciandos de vários cursos, está aberto a qualquer aluno da UFC interessado em expandir seu espaço de socialização. O PRALER-UFC organiza seminários e oficinas abertas, como também grupos de estudos em torno de temáticas atuais para fomentar a discussão, escrita e conscientização corporal. A adesão ao projeto pode ser mensurada através da participação nos eventos promovidos, seja pela quantidade de pessoas que esteve presente ou pelo feedback informal que nos é dado após esses momentos. Observou-se, neste segundo ano de realização, um maior número de interessados, de inscritos e de presentes nos seminários e nas oficinas, no entanto os grupos de estudo não conquistaram ainda a assiduidade dos participantes. Também pode-se observar que muitos dos participantes não eram alunos da UFC, tampouco da Pedagogia, mas, sim, professores e outros membros da rede pública e privada de educação. Os relatos foram positivos, principalmente, acerca das oficinas, que demonstram ser as atividades em maior carência nos cursos de graduação e na vida profissional dos que já se estão inseridos no contexto escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jpbarreto.pdf | 49,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.