Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCipriano, Judite Antunes-
dc.contributor.authorHerbster, Caio Julio Lima-
dc.contributor.authorGonçalves, Gadiel Siembra-
dc.contributor.authorVasconcelos, Vitoria de Oliveira-
dc.contributor.authorCardoso, Saulo Carneiro-
dc.contributor.authorCampos, Ana Cláudia Nascimento-
dc.date.accessioned2019-08-20T15:10:57Z-
dc.date.available2019-08-20T15:10:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCIPRIANO, Judite Antunes; et al. Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44871-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectCurso de Agronomiapt_BR
dc.titleUtilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiversos fatores podem contribuir para o aumento da evasão dos discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, podendo-se citar principalmente as dificuldades de adaptação ao meio acadêmico e as disciplinas bases do semestre inicial. Dessa forma objetivou-se integrar os calouros do curso de agronomia ao âmbito acadêmico através de atividades extracurriculares que enriquecessem e os atraíssem para uma possível área de atuação. Esta ambientação dos recém- ingressos se deu por meio de práticas com ovinos ligadas a anatomia e reprodução animal. As práticas foram feitas nas instalações do Laboratório de Estudos em Reprodução Animal (LERA/DZ/CCA/UFC) e nos horários livres dos estudantes, onde eles foram levados a conhecer o Laboratório de Anatomia Animal, tiveram práticas de coleta de sêmen e sangue e também puderam simular uma análise de sêmen, fazer leitura de lâminas entre outras atividades e ao final de cada prática foi entregue um questionário para eles com as seguintes perguntas: “Como você considera seu nível de interesse pelas práticas?”, “Você considera que as práticas são validas para a sua ambientação no curso?”, “Após as práticas você se sentiu direcionado a alguma área de seu interesse no curso?”, “Você considera que a monitoria atendeu aos objetivos esperados?”. Era necessário dar uma nota de 1 a 5 para cada pergunta, onde 1 é péssimo e 5 é excelente. O resultado foi satisfatório já que 62,5% julgaram ter tido excelente interesse nas práticas, 75% consideraram as práticas importantes para a ambientação ao curso, 62,5% tiveram interesse pelas áreas apresentadas e 50% tiveram os objetivos esperados atendidos. Os alunos que participaram das práticas afirmaram ter mais interesse pelo curso após a participação nas práticas e consequentemente não querer desistir do curso, o que atende ao objetivo inicial de integrar e ambientar esses alunos ao meio acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jacipriano.pdf50,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.